Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOLUÇÕES PARA A GESTÃO EMPRESARIAL:

Esse trabalho é uma Pesquisa de Campo na qual um grupo de acadêmicos (formado por 3 ou 4 acadêmicos) deve apresentar um caso de utilização de um dos seguintes sistemas: ERP – Enterprise Resource Planning, CRM -Customer Relationship Management, BI – Business Intelligence ou KM – Knowledge Management. Para isso, o trabalho deve conter:

1. Caracterização deseu sistema ERP de acordo com pelo menos 3 referências bibliográficas (livros ou artigos acadêmicos).

• O que é um (ERP)?

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), são sistemas compostos por uma base de dados única que coordena e organiza dados de todos os terminais que estão conectados ao sistema, independente da área, departamento ou localidade, esses dados são tratados demaneira que possam ser transformados em informações adequadas de apoio ao usuário requisitante, estes sistemas suportam diversas atividades da empresa, em outras palavras podem ser considerados como sistemas integrados de gestão empresarial, ou seja, é um sistema multi-modular que possuí a capacidade de auxiliar o gestor ou fabricante nas importantes fases do seu negócio, podem auxiliar na produção edesenvolvimento de produtos, compra de itens, manutenção de estoques, gestão de recursos humanos, interação com clientes e fornecedores e acompanhar ordens de produção. É um sistema que atua tanto no planejamento empresarial quanto no suporte e na controladoria de todos os processos produtivos, operacionais, administrativos e comerciais da empresa.

• Quais são suas características?Sua principal característica é no que se refere á base de dados única em que são integrados todos os dados, essa integração de todos os departamentos e estruturas é que realmente identificam e diferenciam estes sistemas dos demais. Possuí também uma característica modular onde permite que cada empresa utilize somente os módulos que necessite e possibilita que módulos adicionais sejam agregados como tempo, permite também que os módulos sejam ajustados e configurados para que se adéqüe da melhor forma possível para atender alguns requisitos específicos da empresa.

• Quais as vantagens de a empresa investir em um (ERP)?

Após investir em um ERP a empresa com certeza vai possuir um maior sinergismo entre os processos de negócios, pois quanto mais preciso e ágil for o fluxo dasinformações, maior vai ser a velocidade com que as informações serão processadas e dessa forma pode-se atender ao dinamismo em que o mercado global está inserido, suas informações se tornaram mais consistentes e possibilitarão uma tomada de decisão mais rápida baseada em dados que transmitem e refletem a realidade da empresa, além de possibilitar a adoção de melhores práticas de negócios e operaçõesque o sistema poderá dar apoio, que resultam em ganhos na produtividade, qualidade, redução de custos e conseguem a melhora do atendimento e serviços. É desta forma que as empresas tornam-se mais eficazes e tiram sua “vantagem competitiva”. Sem o auxilio da tecnologia da informação, integrar e fluir estes dados fica humanamente impossível. Por isso a tecnologia da informação vem ocupando espaço etomando lugar de destaque dentro das organizações, desta forma sua importância está se desenvolvendo cada vez mais, deixando de ser apenas um centro de processamento de dados para ocupar um lugar específico dentro do organograma das organizações.

FONTE:

http://imasters.com.br/artigo/1636/bi/erp_enterprise_resource_planning/http://www.profissionaisdetecnologia.com.br/blog/?p=131
http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/ERP_v2.html

2. Descrição de quais foram às fontes de informação utilizadas, que pode abarcar uma ou mais das seguintes opções:

• Entrevistas;

No trabalho foi feito primeiramente uma entrevista com o Analista de planejamento da CSD – Companhia Sul americana de Distribuição.

• Dados da Internet;...
tracking img