Tecnologia x homem rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como em tantos outros segmentos que envolvem o agronegócio e seus respectivos tratos culturais, também a aplicação aérea vem passando por um novo momento de discussão de algumas das suas ações.Por algum motivo, não bem definido ainda, observamos à movimentação de agrônomos e de produtores rurais em sentido contrário a continuidade do uso dos Volumes de Vazões mais baixos: 10 L ou menos porhectare.

Em alguns locais do Paraná e de Santa Catarina, por exemplo, a resistência pelo uso das aplicações de 10 L/ha estão acentuando.

Não há um motivo técnico efetivo, pontual, para justificarisso. Apenas a preocupação de que “talvez” os 10 L sejam muito pouco. O achômetro enfim tomando corpo e força.

Por conta disso, algumas Indústrias de Químicos começaram a se preocupar com estaquestão a ponto de levar em campo informações e recomendações, apregoando o uso de “no mínimo” 20 L por hectare nos tratamentos de Fungicidas.

De fato sempre fui um pouco crítico ao usoindiscriminado das aplicações de baixo volume, da maneira como foram e ainda são usadas pelo Brasil afora. Defendo que se tenha critério e bom senso. Que sejam observadas questões técnicas, como: topografia,obstáculos, condição climática, etc.; para então ser definida a taxa de aplicação a ser usada.

Num trabalho que participamos junto a Fundação ABC de Castro (PR), com o objetivo de avaliar tratamentos deFungicidas em Milho, acabamos recomendando o V.V de 15 L/ha como opção mais adequada para a região centro-sul do Paraná. Os resultados demonstraram que a aplicação com 20 L havia ficado melhor que ade 10 L, porém, os Pesquisadores entenderam que com 15 L se alcançaria qualidade com um custo/benefício justo.

Infelizmente, no Brasil não são realizados muitos Experimentos pelas Fundações dePesquisas e/ou Universidades envolvendo a tecnologia Aeroagrícola. Isso acaba fazendo com que as mudanças aconteçam de maneira isolada e, muitas vezes, equivocada.

A aplicação aérea tem mostrado seu...
tracking img