Tecnologia e o homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A tecnologia e o homem moderno
O homem, ao longo de sua história, tem criado diversos meios e ferramentas para que melhor pudesse viver e se comunicar. Diante de todasas suas criações, hoje ele se vê mergulhado em conflitos, pois muito do quetem criado , tem surtido efeito negativo na sua vida. Um exemplo bem visível é o aumento do desemprego em razãoda automação, a poluição ambiental etc. Poroutro lado, todo esses inventos tem facilitado bastante a sua vida como, por exemplo, os meios de transporte, a comunicação eletrônica etc.
Diante de todo esse processo de mudanças, hoje,o próprio homem já se questiona se o seus inventos tecnológicos estão contra ou a favorde seu próprio criador. Na realidade, o que se percebe é que o homem se vê mergulhado num mundo onde tudo parece muito óbvio etécnico, onde o mais importante é fazer , é criar e ter. O que poderia ser meio e instrumento passa a ser mais importante que os próprios valores humanos pois, estes são colocados em segundo plano. O homem da Era tecnológica está cada vez mais abolindo de si a intuição, a emoção, a imaginação, pois, esses sentimentos inerentes ao ser humano são desvalorizados e até tidos como “inimigos dopensamento”.

Como conseqüência de tudo isso, o homem se vê incapaz de gerir o seu próprio destino. Assim, também as relações humanas estão cada vez mais “frias” e a solidariedade e a cooperação estãomenos predominantes em nosso meio.

Toda essa mudança tem refletido de forma direta no processo educativo pois esses conhecimentos têm provocado dificuldades e desorientação, principalmente por parte depais e professores. O que se percebe é que, apesar da criação de novos instrumentos tecnológicos que poderiam ser vistos como mais uma ferramenta de aprendizado, existe um receio muito grande por partede alguns educadores que, muitas vezes, pode até mesmo ver esse instrumento como um inimigo que poderá substituí-lo.

Hoje, por exemplo, temos o computador que é visto por muitoscomo uma criaçãoextraordinária do homem, o que não deixa de ser. Mas , se olharmos para trás , veremos que muitos queno passado foram considerados extraordinários, hoje, porém , são tidos como instrumentos comuns como a televisão, o telefone, o rádio etc.

Assim, se o educadorfor consciente de sua importância como ser humano, formadores de consciência, como pessoa que está sempre aberta a aprender, saberá dar adevida importância à essesinstrumentos nas inovações e transformações de suas aulas. Assim, permitirá que seus alunos tenham estímulos pelo aprendizado, sejam criativos tendo uma posterior crítica diante das mudanças , valorizando o seu potencial humano.

O que se pode perceber também é que, com todo esse avanço tecnológico existe os excluídos de usufruir desses recursos. Pois, vivendo num mundocapitalista onde os valores se encontram invertidos, as diferenças sociais são também bastante acentuada. Isso faz com que a escola seja a instituição onde se poderia sociabilizar esse uso, no entanto, isso não acontece como deveria, o que se leva a crer que é uma questão de má administração.

Estamos numa época em que o homem deveria refletir bastante para reformular sua pergunta e ,em vez sequestionar se a tecnologia está contra ou a favor, deveria se perguntar se ele está contra ou a favor de si mesmo, pois, todo o sofrimento que o ser humano tem vivido, a história tem mostrado que é conseqüência de seus próprios atos. Se por um lado ele cria, por outro lado também destrói, com uma única diferença, o que ele criar nem todos têm acesso, enquanto o que ele destruir afetará a todos,como, por exemplo, o ar que respiramos.

Diante de tudo isso, deve-se perceber que se a mudança afeta a todos, todos têmo dever, e a responsabilidade na construção dessas mudanças, onde o primeiro passo é a mudança diante de si próprio e de seus valores humanos.
vivemos hj a Era da Informação, muito se diz com esse simples termo.
Toda a história do planeta e da humanidade é marcada por idades...
tracking img