Tecnologia e srviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIFICAÇÃO DO TRABALHO
1.º GRUPO 05 - banco de dados multidimensionais
EQUIPE (Luciano, erilson, bruno, fideas, cleyton, jefersson e Plínio)
ASSUNTO: definição, histórico (quando surgiu), características (detalhes), exemplos, casos de uso (empresas que usaram ou usa), referências bibliográficas.
OBS: Além do material de trabalho trazer um relatório das outras apresentações emaplicabilidade no dia-a-dia individualmente e um projeto por escrito do assunto.

DEFINIÇÃO
A finalidade de bases de dados multidimensionais (alguns autores chamam de dimensionais) é fornecer subsídio para realização de análises. Para tanto, sua arquitetura e até mesmo a terminologia empregada são distintas das utilizadas para bancos de dados transacionais. O fato de existirem diversas informações aserem cruzadas (dimensões) permite a realização de pesquisas.
Um banco de dados multidimensional é uma forma de banco de dados que é projetado para fazer o melhor uso de armazenar e utilizar dados. Normalmente estruturado, a fim de otimizar o processamento analítico online (OLAP) e aplicações de data warehouse, o banco de dados multidimensional pode receber dados de uma variedade de bancos de dadosrelacionais e estruturar as informações em categorias e seções que podem ser acessados em um número de maneiras diferentes. Mesmo as pessoas que têm relativamente pouca experiência trabalhando com um banco de dados muitas vezes achamos que um banco de dados multidimensional, ou MDB, requer pouco tempo para dominar.

CARACTERÍSTICAS
O modelo dimensional (ou multidimensional) é poderoso, poisreflete a maneira de pensar dos especialistas de negócios e responde às suas necessidades de informações. A tecnologia relacional de bancos de dados possibilita ao data warehouse ser utilizado para responder as questões de forma rápida e precisa. Para isso, são necessários três componentes essenciais, a saber:
1. Os dados provenientes das várias fontes distribuídas pela empresa e armazenados em umúnico local;
2. Ferramentas que possibilitem a análise das informações armazenadas de forma rápida, flexível com alta qualidade de apresentação e
3. O conhecimento do especialista de negócios.

DATA WAREHOUSE

Um Data Warehouse é uma base de dados, geralmente relacional, que consolida as informações empresariais. Sua construção é um processo normalmente moroso e complexo, por diversosfatores, dentre os quais a grande quantidade de dados, diversas fontes de informações com bases heterogêneas e muitas vezes inconsistentes, envolvimento de várias áreas ou departamentos da empresa. Um dos maiores desafios na construção do DW é a extração e consolidação dos dados operacionais, pois:
* Pode haver várias fontes;
* Os dados precisam ser limpos;
* A granularidade precisa serajustada;
* Pode ser necessário resumir dados;
* Deve haver valores default e tratamento de NULL;
* É necessário componente temporal;
* Os relacionamentos nos dados de entrada precisam ser claros.

Existem inúmeras ferramentas disponíveis no mercado e chamadas de OLAP. Estas ferramentas permitem ao usuário visualizar os vários níveis de detalhamento da informação, sob as visões dasdiferentes dimensões definidas no modelo e têm sido alvo de vários trabalhos acadêmicos. O conhecimento do especialista de negócios é outro componente essencial, já que apenas ele pode tirar as conclusões das informações apresentadas, com o objetivo de tomada de decisões da corporação.

OLAP
Através de um simples estilo de navegação e pesquisa, usuários podem rapidamente analisar inúmeroscenários, criar relatórios "ad-hoc", descobrir fatos e tendências relevantes independente do tamanho, complexidade e fonte dos dados corporativos.
A principal característica dos sistemas OLAP é permitir uma visão conceitual multidimensional dos dados de uma empresa. Os dados são modelados em uma estrutura multidimensional conhecida por “cubo”. As dimensões do cubo representam os componentes dos...
tracking img