Tecnologia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2/20/13

TECNOLOGIA, TRABALHO E SOCIEDADE
Prof. Tadeu Cruz

CONCEITUANDO TECNOLOGIA

Conceituando Tecnologia

Tecnologia é todo e qualquer dispositivo usado pelo homem, quer no lazer, quer no trabalho. Recursos são bens materiais, dinheiro, elementos de força, de produção de riqueza. Tudo o que é consumido pelo processo, menos insumos.

1

2/20/13

Tecnologia de Informação é todoe qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e/ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo.

A sociedade do conhecimento em contraposição à sociedade do fazer. Fazer e saber fazer mudam as relações de trabalho.

Com a popularização do acesso à Internet e dos aparelhos mobile e tablets, constata-seuma nova relação no ambiente social interferindo na questão temporal e espacial.

2

2/20/13

UM POUCO DE HISTÓRIA

No início, a humanidade já foi móvel, mas não pelos mesmos motivos de hoje. Sociedade e mobilidade foram progressivamente se contrapondo à medida que uma evoluía e a outra não.

Computadores podem ter sido criados por volta de 3.000 a.C., pois algumas pesquisas indicam queo Ábaco já existia na Babilônia por volta deste ano, antes de ele ter sido adotado pelos chineses com o nome de suan pan , em português, algo como “máquina para cálculo” ou “máquina para fazer conta”.

3

2/20/13

Os gregos também desenvolveram máquinas “sofisticadas”, como a que foi encontrada na ilha de Antikythera, em 1901, que, quando reconstruída, revelou aos pesquisadores ser umamáquina para calcular os movimentos dos planetas e das estrelas.

A Renascença trouxe novos desdobramentos para a história dos computadores, pois a Idade Média, período anterior, havia mergulhado a humanidade em preocupações e necessidades extremamente (e exclusivamente) religiosas.

A Idade Média árabe e a Idade Média asiática desenvolveram-se com características próprias e de forma independenteda Idade Média europeia. Podem existir muitos outros inventos ainda não descobertos.

4

2/20/13

TECONOLOGIA & TÉCNICA

Teconologia, ciência cujo objeto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais. Técnica é a parte material de uma arte. É a prática.

A partir da Renascença, a chamada época “das luzes”, também conhecida como Idade Moderna,surgiram os seguintes inventores ligados ao mundo dos computadores:

5

2/20/13

John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos e da máquina conhecida como “Varas de Napier”, criada para simplificar o trabalho de multiplicação. Wilhelm Schickard (1592-1635), que criou uma máquina mecânica para realizar as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Blaise Pascal(1623-1662), criador de uma máquina para a adição aritmética. Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), que inventou uma máquina capaz de realizar as quatro operações aritméticas.

Todos os inventos até aqui necessitavam da presença de um operador, o que significa dizer: as máquinas ainda não eram “automatizadas”, não podiam fazer o trabalho sozinhas.

6

2/20/13

A LÓGICA E A TÉCNICA

O Começo da(R)Evolução

No século XVIII, Joseph-Marie Jacquard (1752-1834) inventou o tear programado com cartões perfurados.

Praticamente foi esta invenção que marcou o início da automatização da indústria têxtil e o aparecimento das tecnologias “automáticas”, pois o “equipamento” dispensava o trabalho manual do tecelão, uma vez que as padronagens eram programadas nos cartões perfurados que, depois,inseridos nos teares, os faziam “funcionar sozinhos”.

7

2/20/13

Também do século XVIII são os inventos de: Charles Babbage (1791-1871), que criou duas máquinas: a de diferença e a analítica, uma para calcular e a outra para analisar. William Stranley Jevons (1835-1882), que inventou em 1869 uma máquina para resolver problemas de lógica.

A partir do século XX: Herman Hollerith...
tracking img