Tecnologia e inovação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O mercado da indústria farmacêutica representa um dos mercados de maior importância no cenário mundial tanto pelo volume de vendas, que teve um faturamento anual de cerca de US$ 570 bilhões em 2005 de acordo com a IMS (2006), quanto pela importância à saúde da população em geral. Este mercado é diferente de outras indústrias, pois na maioria das vezes não são os consumidores finais que decidem oproduto a ser consumido. Esta decisão pertence à importante figura do médico.
Medicamento não é um bem de consumo normal, ou seja, a lógica e as práticas habituais de marketing e vendas, quando aplicadas no mercado, devem ser geridas com muita cautela e responsabilidade. As indústrias farmacêuticas, em sua grande maioria, são corporações capitalistas multinacionais com o objetivo claro de gerarretorno e crescimento financeiro.
A relação entre médicos, pacientes e indústrias farmacêuticas tem sido alvo de uma grande controvérsia, envolvendo a mídia, órgãos reguladores e a sociedade em geral. Entidades e profissionais de prestígio levantam denúncias de que a indústria farmacêutica deixou de ser uma indústria voltada para trazer saúde e bem estar para a sociedade e virou uma máquina demarketing, que faz de tudo para ganhar mercado e principalmente a prescrição do médico. A indústria farmacêutica, ao mesmo tempo em que investe milhões em pesquisa e desenvolvimento buscando soluções para varias doenças, é a mesma que não mede esforços ao recorrer a todo tipo de marketing e propaganda para vender seus medicamentos.
Entre inúmeras denúncias e acusações está a de que as indústriasfarmacêuticas patrocinam pesquisadores científicos e entidades médicas com altos investimentos para gerar resultados favoráveis. Outra acusação é que investem mais em marketing do que em pesquisa e desenvolvimento com objetivo deaumentar a demanda de vendas e conseqüentemente sua lucratividade. Outro tipo de marketing é o uso de artigos em revistas científicas patrocinados pelos laboratórios comoforma de promover a eficácia de seus produtos.
A indústria farmacêutica, por outro lado, responde às críticas abrindo seus balanços patrimoniais e investindo em responsabilidade social e ética corporativa. Com relação à Pesquisa e Desenvolvimento, no maior mercado farmacêutico do mundo, os EUA, a indústria aplicou em P&D US$ 58,8 bilhões de dólares em 2007, cerca de 21% de seu faturamento deacordo com a PhRMA (2008) enquanto que a indústria de informática, segundo lugar em investimentos em P&D, investiu cerca de 10,5%.
A criação das associações como a FEBRAFARMA Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica e INTERFARMA Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (2008) e principalmente seus Códigos de Conduta demonstram esforços consistentes para regular e demonstrar que aindústria é séria e quer praticar um marketing ético. De acordo com a Interfarma (2008), "o relacionamento ético com os profissionais de saúde é de vital importância para a indústria farmacêutica." A Febrafarma (2008), por sua vez, enfatiza a importância da adoção de padrões uniformes, éticos e transparentes na venda e promoção de produtos farmacêuticos junto aos profissionais de saúde e aopúblico em geral.
A ética deve nortear as ações das organizações na condução dos seus negócios. Segundo Kotler & Keller (2006), marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, comunicação e a entrega de valor para o cliente, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e o público interessado. Neste sentido, o marketingfarmacêutico tem como objetivo levar aos médicos as informações que dizem respeito à eficácia, segurança, custo de tratamentos e também a novos achados científicos.
Até onde o marketing farmacêutico cumpre uma função que atende aos interesses do médico e do paciente e ao mesmo tempo assegura a competitividade e lucratividade da empresa?
Para responder esta pergunta é necessário conhecer o...
tracking img