Tecnologia e inovação

A inovação pode ser definida, em termos bastante gerais, como um novo modo de fazer algo ou o processo de dar novas utilidades a objetos ou procedimentos. O processo deinovação pode se referir a mudanças incrementais ou radicais quanto ao pensamento, produtos, processos e organizações.
Os autores da área (1) defendem que há uma diferença entre invenção e inovação. Ainvenção diz respeito a uma idéia manifesta - seja em produtos ou processos de produção ou circulação de bens materiais ou não. A inovação, por outro lado, refere-se a idéias postas em prática de formabem-sucedida. As pessoas - indivíduos ou organizações - diretamente responáveis pela aplicação propriamente dita da inovação são usualmente chamadas de pioneiros em uma determinada área
Em algumasáreas, mais do que outras, produtos ou idéias novas precisam ser substancialmente diferentes para serem consideradas inovadoras. Este é o caso para as artes, a economia e mesmo para políticasgovernamentais.
No caso da economia, por exemplo, a mudança precisa agregar valor de modo geral, para o cliente ou para o produtor. O objetivo da inovação é mudança positiva, ou seja, tornar uma coisa oupessoa melhor. Desse modo, inovação que leva a produtividade ampliada é a fonte fundamental de crescimento da riqueza em uma economia.
As inovações podem ter várias fontes. A inovação do fabricante é afonte tradicionalmente reconhecida de modelo linear de inovação. Neste caso, o agente (pessoa ou negócio) inova com o simples objetivo de monetizar a inovação.
Há, por outro lado, a inovação dousuário final. Trata-se da situação em que o agente de inovação desenvolve uma inovação para o uso próprio, já que produtos já existentes não suprem suas necessidades.
Historicamente, é certo quedeterminadas tecnolgias contribuíram enormemente para o progresso da humanidade, levando a inovação a novos patamares.
O exemplo mais emblemático talvez seja o da invenção da imprensa, pelo alemão... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2010, 04). Tecnologia e inovação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2010, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tecnologia-e-Inova%C3%A7%C3%A3o/70.html

MLA

"Tecnologia e inovação" TrabalhosFeitos.com. 04 2010. 2010. 04 2010 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tecnologia-e-Inova%C3%A7%C3%A3o/70.html>.

MLA 7

"Tecnologia e inovação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2010. Web. 04 2010. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tecnologia-e-Inova%C3%A7%C3%A3o/70.html>.

CHICAGO

"Tecnologia e inovação." TrabalhosFeitos.com. 04, 2010. Acessado 04, 2010. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tecnologia-e-Inova%C3%A7%C3%A3o/70.html.