Tecnologia voip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - Campus Palmas

Ensino Profissionalizante Integrado ao Ensino Médio
Eletrônica 4º Ano









Telefonia Fixa
VoIP














Alunos: Ezequias Camargo da Silva
Guntemberg Pereira Oliveira

Profº.: Márcio AugustoTamashiro

VoIP - Voz Sobre IP

VoIP (Voice over Internet Protocol) é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP, tornando possível a realização de chamadas telefônicas pela internet. Também conhecida por Voz sobre IP, o VoIP está cada vez mais popular e surgem cada vez mais empresas que lidam com essa tecnologia.
O VoIP faz com que as redes de telefonia se "misturem"às redes de dados. Dessa forma, é possível que você faça uma ligação para telefones convencionais por meio de seu computador.
Para que a transmissão de voz seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados, que podem ser enviados por qualquer rede TCP/IP (Transport Control Protocol/Internet Protocol). Assim, éperfeitamente possível trabalhar com esses pacotes pela internet. Quando o destino recebe os pacotes, estes são retransformados em sinais analógicos e transmitidos a um meio no qual seja possível ouvir o som.
Apesar dos vários padrões de VoIP, praticamente todas as empresas adotaram o protocolo RTP (Real Time Protocol), que, basicamente, tenta fazer com que os pacotes sejam recebidos conforme a ordemde envio. O RTP "ordena" os pacotes de dados, de forma que seja possível a transmissão de dados em tempo real. Caso algum pacote chegue atrasado, o RTP causa uma interpolação entre o "intervalo" deixado pelo pacote e este não é entregue.
Tal fato deixa claro que o RTP é um recurso muito útil em aplicações que envolvem som e vídeo. Devido a esta característica, seu funcionamento é atreladoa outro protocolo, o RTCP (Real Time Control Protocol). Este é responsável pela compressão dos pacotes dos dados e também atua no monitoramento destes.
Para a sinalização de chamadas, temos os protocolos H.323, SIP, MGCP, H.248/MEGACO e outros.
O padrão H.323 é parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization Sector)H.32x, que pertence a série H da ITU-T, e que trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimídia". A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e que não provêem uma Qualidade de Serviço (QoS – Quality of Service) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindoque produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes.
O padrão H.323 especifica o uso de áudio, vídeo e dados em comunicações multimídia, sendo que apenas o suporte à mídia de áudio é obrigatório. Mas as outras mídias, quando utilizadas, devem seguir às especificações do padrão. A comunicação por meio do H.323 emprega quatro tipos deelementos básicos que juntos possibilitam a comunicação multimídia:
1. Terminais – Estações multimídia (também denominadas CODECs – Codificadores) compatíveis com os padrões de vídeo, áudio e controles. Alguns fabricantes fornecem terminais com MCUs incorporadas para possibilitar múltiplas conexões simultaneamente.
2. Gateways – Componente opcional que possibilita a comunicação determinais H.323 com outros padrões (tais como H.310, H.321 e H.322).
3. Gatekeeper – Componente opcional que centraliza os pedidos de chamada e gerencia a banda empregada pelos participantes para evitar que sobrecarreguem a rede com taxas de transmissão muito elevadas.
4. MCU (Multi Control Unit) – Componente que centraliza os pedidos de chamada, possibilitando a conexão de 3 ou mais...
tracking img