Tecnologia transformando vidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O início da tecnologia faz parte da história da humanidade, desde quando os humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção, acompanhando a cronologia dos recursos naturais, em que os primeiros computadores surgiram na década de 1930. Já nos primórdios destes anos, o antropólogo dinamarquês Hendrik Van Loon afirmava que a maioria das grandes conquistas e transformações tecnológicas domundo nascem de desafios ou problemas que o homem busca para resolvê-los.
A Internet surgida em 1969, por uma divisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com objetivos militares de constituir uma rede descentralizada que possibilitasse o intercâmbio de informações entre órgãos do governo, logo após concluir que o país precisava de um modelo fácil para transmissão dessas informações,constituída por uma rede simples de quatro computadores conhecida como Darnet, depois mudada para Arpanet; hoje é uma rede de acesso mundial que está cada vez mais popular, estimando-se que atinge cerca 40 milhões de usuários.
Portanto, vestígios tem-se há muito tempo, mas a partir do século XX, seu avanço caiu estranhamente conspirador. Cada época vivida pela humanidade tem característicaspróprias, mas o que acontece hoje; os efeitos da tecnologia, tem forte penetrabilidade na existência do cotidiano dos sujeitos e da coletividade; provocando mudanças profundas na vida do ser humano, modificando o mundo e contribuindo para a expansão do comércio e mudança do capitalismo.
Um dos adventos de maiores sucessos da internet, são o email, correio do futuro, recurso que permite ao usuário enviar ereceber mensagens para qualquer lugar do mundo, e o World Wide Web (WWW), desenvolvido na Suíça, no começo da década de 90, pelo engenheiro Tim Berners-Lee.
Com essa expansão, surgiram vários serviços comerciais com fins lucrativos na Internet, filiais de multinacionais e empresas com negócios comuns começaram a se comunicar de uma nova maneira. A grande quantidade de pessoas que acessam aInternet diariamente transformam a rede em um excelente meio de divulgação de informações comerciais, que as empresas procuram cada vez mais para divulgar seus produtos. Usuários podem comprar produtos, solicitar serviços, obter suporte sobre processos, gerenciar atividades financeiras, e até mesmo comprar passagens para viagens nacionais e internacionais.
Sem dúvida, assim como a Revolução Industrialprovocou profundas alterações na sociedade, a Revolução Tecnológica também, como descentralização da economia, alteração de práticas culturais, redefinição do trabalho e democratização da informação.
“Está transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos, cuidamos da saúde, investimos dinheiros, criamos arte, trabalhamos, educamos os filhos e participamos ou nos relacionamoscom as instituições que nos empregam, vendem algo, prestam serviços à comunidade”. (DERTOUZOS, 1997, p. 153).
As novas tecnologias são muito importantes na nossa vida, beneficiando o bem estar social e facilitando o dia a dia; em que os indivíduos se estruturam em torno destas tecnologias, cujos impactos podem ser observados no cotidiano e nas novas concepções sobre a estrutura de armazenamento edivulgação do conhecimento humano.
Com relação à área econômica, a política de informática foi o mais polêmico projeto de lei em discussão, aprovado pelo Congresso em três de outubro de 1984; simplesmente porque a informática é o setor industrial que mais cresce no Mundo. Essas novas tecnologias colaboram, sem dúvida, para modificar o mundo, mas na essência, não são elas que mudam a sociedade, esim a sua utilização, tendo uma produção capitalista, visando lucro, expansão e internacionalização do que tem valor econômico, na qual as tecnologias podem gerar ou veicular todas as formas de lucro, atingindo maior número de pessoas economicamente consumidoras. Portanto, nota-se uma grande vantagem na economia, pois a produção torna-se mais rápida e maior, onde o resultado final é um produto...
tracking img