Tecnologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceito de Tecnologia Social
Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos desimplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado. É um conceito contemporâneo que remete a uma proposta inovadora de desenvolvimento (econômico ou social),baseada na disseminação de soluções para problemas essenciais como demandas por água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente, entre outras.
2. Demandas quefizeram a Tecnologia Social surgir
A origem da tecnologia social está na associação do pensamento acadêmico à ação coletiva da comunidade. O ser humano faz tecnologia social desde que começou a andarem duas pernas. Ele busca soluções locais como fez Robson Crusoé. O papel da academia é identificá-las e refiná-las. Assim, as comunidades são despertadas para o protagonismo e cada uma constrói o seupróprio caminho. Como resultado, espera-se uma conscientização que permita engajamento, autonomia e senso crítico na transformação da realidade.
3. Exemplos de projetos sobre Tecnologia Social jáimplantados
São exemplos de tecnologias sociais: os sistemas de informação para a monitoria e gestão de projetos; a terapia de reidratação oral (TRO), aplicada ao tratamento das diarréias edesidratação; e o projeto Mãe-Canguru, que substituir com vantagens o uso de incubadoras nos cuidados aos bebês prematuros e/ou de baixo peso.
4. Problemas na área: Energia
Os impactos causados pelaenergia elétrica, quase não são percebidos, pois as transformações ambientais ocorrem antes que a energia chegue até nós. Porém, são eles:
- Alteração nos recursos hídricos
- Interferênciano clima local, solos e recursos minerais, qualidade das águas, vegetação, fauna aquática, terrestre e aérea, populações: mudanças de cidades, benfeitorias, empresas, aspectos rurais, economia,...
tracking img