Tecnologia snti-sequestro relampago

466 palavras 2 páginas
Tecnologia anti-sequestro Relâmpago
Publicado: março 1, 2013 em SEGURANÇA PÚBLICA
Tags:celular, DF, tecnologia anti-sequestro
1
O tipo criminal que mais assusta os brasilienses é o sequestro relâmpago e para a policia o seu combate é difícil por se tratar de um crime de oportunidade, ou seja, a viatura passou pela quadra por exemplo o marginal age. Ele espera o tempo certo. No Distrito Federal é o crime da moda, somente nos dois primeiros meses do ano foram 104 casos no DF.
Junto com outras sete pessoas, a especialista em Marketing Digital Karen Alberti, 26 anos, desenvolveu um aplicativo anti-sequestro, oHelpMeNow. Em caso de sequestro-relâmpago, o aplicativo avisa família e amigos de confiança da pessoa que ela está em perigo. “Não dá para evitar sequestros-relâmpago, mas a gente ouve tanto falar nesses casos aqui em Brasília que a intenção foi criar um projeto que ajude a sociedade”, explica Karen.
Funciona assim: o usuário deve configurar o aplicativo no smartphone, por meio da geolocalização, as zonas que ele considera de segurança, como, por exemplo, o local onde trabalha e a própria casa. Além disso, devem ser configuradas as zonas que a pessoa não costuma frequentar, que serão consideradas pelo aplicativo como regiões não seguras.
Caso o usuário passe muito tempo nessas zonas não seguras, o aplicativo enviará três vezes a solicitação para verificar se a pessoa está bem. Se não houver resposta, automaticamente, o aplicativo enviará uma mensagem SMS para os contatos da possível vítima, cadastrados no sistema. Na mensagem, haverá o último local onde a pessoa esteve, além de um aviso de que a pessoa pode estar em perigo. “Pode ser que achem que o aplicativo venha a diminuir a privacidade das pessoas, mas, o bem-estar da pessoa e de seus familiares falam mais alto”, justifica.
Se a bateria do celular acabar ou se o sinal do celular não funcionar, a família poderá informar para a polícia qual foi a última localização registrada pelo sistema, já que o

Relacionados