Tecnologia raid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia Raid

Imagine que seu servidor Web recentemente caiu devido a falha no disco rígido, e levou várias horas para colocá-lo no ar de novo rodando sem problemas. Dependendo de quão críticassão é a necessidade de disponibilidade do servidor, você não irá querer que isto aconteça novamente, e daí resolve estudar e investir em atualização do servidor para possuir maior "tolerância afalhas".

Uma das melhores soluções em custo-benefício é a utilização da tecnologia RAID para seu sub-sistema de disco.

RAID: definição

RAID é a sigla para "Redundant Array of Inexpensive Disks". Umtime de pesquisadores da Universidade de Berkeley na Califórnia foram os que publicaram um estudo definindo o RAID e os 6 (seis) níveis que a tecnologia usa. A tecnologia envolvida nesta teoriapossui um princípio bem simples: através da combinação de uma matriz de discos "pequenos", não muito caros, um administrador poderá gravar dados com redundância para prover tolerância a falhas a umservidor.

Sobre os "níveis" de RAID

Existem 6 (seis) níveis na arquitetura RAID, apesar de um destes níveis na realidade ser não-redundante e portanto não-tolerante a falhas. Seguem as definições dosdiferentes níveis de RAID:

RAID Nível 0

Este nível também é conhecido como "striping". Os dados do computador são divididos entre diversos discos disponíveis, o que oferece alta performance detransferência de dados, porém não oferece redundância. (Veja a Figura .) A perda de dados irá acontecer quando houver falha em algum disco. O nível 0 pode ser usado para estações de alta performance,porém não é indicado para sistemas tipo missão-crítica.



RAID Nível 1
O nível 1 também é conhecido como "espelhamento". Os dados do computador são divididos e gravados em 2 ou mais discos aomesmo tempo, oferecendo portanto redundância dos dados e fácil recuperção, com proteção contra falha em disco. (Veja a Figura ) A operação com dados neste nível possuem tendência de serem gravados mais...
tracking img