Tecnologia no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Nos últimos anos a humanidade vem testemunhando o surgimento e crescimento da internet e suas ferramentas tecnológicas, que vêm modificando a forma com que as pessoas se relacionam e realizam negócios. As organizações passam por uma profunda transformação e têm que correr contra o tempo para se antecipar às mudanças e se adaptar a elas da forma mais lucrativa possível, inovando e sediferenciando, de forma a se tornar referência em sua área de atuação. Esse artigo propõe analisar esse processo de surgimento, seus impactos no mundo dos negócios e de que maneira ela vem mudando o rumo da humanidade.

INTRODUÇÃO
A Tecnologia, em especial a Internet tem acelerado o processo de mudanças em âmbito mundial, mudando as formas de pensar e agir das pessoas. As organizações, acompanhandoe fazendo parte desta tendência, desenvolvem novos modelos de negócios, para sobreviver e se adequar a este dinamismo competitivo. O grande desafio está em acompanhar essas mudanças e adaptarem-se as novas oportunidades e riscos.
Dentre todos os impactos, cabe ressaltar que um dos mais significativos da globalização e das novas tecnologias é o aumento do desemprego. A necessidade de aumento deprodutividade e de redução de custos de produção tem aumentado a competitividade das organizações, porém causado desemprego, em especial das pessoas sem ou com pouca qualificação profissional.
Em contrapartida, nas últimas décadas, as organizações incorporaram diversas práticas na gestão dos negócios. Dentre aquelas com maior influência no comportamento e na cultura organizacional e nogerenciamento de pessoa.
O objeto deste trabalho é o estudo das novas tecnologias e os pontos positivos que a internet causa nos negócios empresarias.
Essa nova era caracteriza-se por uma crescente Inter penetrabilidade dos computadores nas organizações; pela convergência entre a mídia, computadores e redes de telecomunicação; pela automação de processos de trabalho nas organizações, aumento decompetição global e pela divisão e adoção de padrões tecnológicos globais (TAPSCOTT, 1995; CAMPOS, 1994).
Ditada pelo rápido crescimento de diferentes tecnologias de informação, a internet surgiu e rapidamente consagrou-se como solução para integração dos negócios, (JENKINS, 1990) alterando processos estruturais e oferecendo às empresas um novo e poderoso canal de comunicação com o mercado. Nesse rápidoavanço tecnológico, as oportunidades para pequenas e grandes empresas aumentam substancialmente, provocando a necessidade das empresas diferenciarem-se, compartilharem informações e atuarem rapidamente de forma a obter vantagem competitiva.
A condução de negócios em ambientes mediados pela internet apresenta-se como um novo canal para o desenvolvimento negócios e relações de trocas com osclientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, etc.
Com o crescimento e a rápida expansão do acesso publico a internet, a ideia de se fazerem negócios on-line adquiriu novas dimensões e passou a atrair uma vasta gama de interesses comerciais (KALAKOTA e WHINSTON, 1996).
É importante perceber as oportunidades que a internet oferece para as empresas. Entre elas, a possibilidade de estabelecer canaldireto com o cliente, evitar intermediários em processos de negócios, desenvolver e entregar produtos e serviços, distribuir informação, divulgar a empresa e usar a internet para obter vantagem competitiva no canal eletrônico, controlando o acesso a clientes e determinando novas regras nesse cenário (GHOSH, 1998).
A informação é um dos insumos mais importantes para as organizações. Suadistribuição é uma atividade econômica cujo valor á apreciado há muito tempo, e com disseminação da internet ocorre o crescimento sustentado dessa indústria de informação. Como uma das bases funcionais principais da internet, a informação é adquirida através de paginas da Web e de banco de dados que tem estado abertos ao publico pelas corporações, governos e outras instituições (ALBERTIN, 1999).
Segundo...
tracking img