Tecnologia no esporte

Páginas: 7 (1681 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013


CURSO: 1º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO






















Administração: As vantagens da tecnologia no esporte




























2012
























Administração: As vantagens da tecnologia no esporte





Trabalho Acadêmico apresentado no curso de Administração, disciplina de Tecnologia dainformação, sob a orientação da professora Cilene.















2012

Sumário















































Introdução



A tecnologia está presente em vários segmentos do nosso cotidiano e seu crescimento trouxe grandes benefícios à vida do ser humano. Na área esportiva a tecnologia tem se mostrada umaverdadeira aliada ao meio. As novidades tecnológicas ajudam os atletas a superarem limites e acabam dando uma forcinha para o juiz, quando o olho humano acaba falhando, as máquinas podem contribuir para dar o resultado mais justo.








































Tecnologia no esporteDiscutiremos a questão da tecnologia aplicada dentro dos esportes, para isso iniciemos com a definição desses dois conceitos. Segundo o dicionário Webster’s New World, esporte é definido como
"Qualquer atividade ou experiência que proporciona divertimento ou recreação; passatempo ou diversão";
"Tal atividade, especialmente quando competitiva, que requer um esforço físico vigoroso moderado e continuadoàs vezes como profissão, de acordo com algumas formas tradicionais ou conjunto de regras, seja ao ar livre ou em ambiente fechado."
Já a tecnologia aparece no dicionário como uma ciência aplicada, na qual se busca aquilo que é necessário aos membros da sociedade. Dentro do artigo Inovações na tecnologia esportiva: implicações para o futuro de Larry Katz o que se busca é a discussão de algumasquestões que aparecem quando se discute essa tecnologia aplicada ao esporte.
A primeira questão é se a ciência e a tecnologia são capazes ou não de melhorar a prática esportiva e a educação física. Em seu trabalho Martens (1997) defende que a cinesiologistas (ciência que tem como objetivo a análise dos movimentos) e educadores físicos sofrem profundamente a influencia da tecnologia. Ele sequestiona como podemos otimizar essa influencia, impedindo que haja um uso nocivo e desregrado dessas tecnologias.
No livro When things bite back, Tenner (1997), observa-se uma análise sobre a utilização de luvas de boxes para boxeadores e capacetes para protetores para jogadores de futebol americano. No caso dos boxeadores, as luvas possibilitaram que os socos fossem dados sem machucar as mãos doslutadores, o que aumentou a quantidade de lesões cerebrais e mortes após as lutas. Voltando a análise da pergunta, devemos perceber duas perfectivas, a dos competidores e dos não competidores.
Nos esportes de luta, os atletas aprimoraram a velocidade dos golpes, mas o olho humano continua sendo o mesmo e com isso o resultado muita das vezes sendo questionado. Por isso, no Tae-kwon-do estão testandoum colete eletrônico que sinaliza os golpes, validando assim a pontuação.

O judô é outra categoria de esporte de luta que pretende utilizar a tecnologia para definir os seus resultados. Hoje, são três árbitros que ficam posicionados no tatame analisando os golpes. A nova proposta é deixar um árbitro e os outros dois assistindo a luta por monitores de TV.


Primeiro pensamos no caso doscompetidores, Katz e Green (1989) apontam que a incorporação das tecnologias faz com que haja uma ampliação da imaginação e habilidade dos atletas. Sullivan (2000) faz outro tipo de reflexão e aponta como não é o bastante o atleta se esforçar e treinar o Maximo, já que é necessário que ele utilize dentro da competição o uniforme mais moderno. Na corrida de patins, por exemplo, é necessário que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia no Esporte
  • tecnologia nos esportes
  • Esporte e tecnologia
  • tecnologia nos esportes
  • Tecnologia no Esporte
  • Tecnologia No Esporte
  • Tecnologia aliada ao esporte
  • Esporte e tecnologia , qual a sua paixão ?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!