Tecnologia no esporte - a busca pela melhoria da performance

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia no esporte - a busca pela melhoria da performance

Empresas e profissionais dedicam-se ao desenvolvimento de inovações que consigam interferir positivamente no desempenho dos atletasMarcelo Iglesias

Em 1936, durante os Jogos Olímpicos de Berlim, o norte-americano Jesse Owens utilizou o primeiro par de sapatilhas Adidas e ganhou quatro medalhas de ouro. Desde então, o consumode materiais esportivos só aumentou, e as indústrias passaram a procurar a perfeição tecnológica, a fim de garantirem maior conforto e performance aos atletas.

À medida que as modalidades sepopularizaram passaram a contar com grandes estruturas, e, inevitavelmente, foram influenciadas pela tecnologia em todos os aspectos. Desde a medição para garantir o cumprimento das regras, passando pelamelhor preparação física, até equipamentos de melhor precisão como bolas, sensores, tênis, vestimentas, etc.

No entanto, até a metade da década de 1970, a preocupação com o tênis ou a camisa que seiria usar não era tão clara como o que vê tem atualmente. O mais importante era a superação física e técnica para vencer o desafio. No máximo, havia uma lógica preocupação com o conforto dos trajes paraque, no mínimo, não atrapalhasse.

Desde então, as primeiras evoluções deixavam claro a intenção de oferecer aos atletas acessórios que não os incomodassem e os deixassem mais capazes.Principalmente, evitando lesões e aposentadorias precoces.

O esporte evoluiu com o tempo, no avanço natural da tecnologia. Não seria possível promover competições do porte das olimpíadas atuais, não fossem asferramentas disponíveis. Muito menos teria-se tamanha visibilidade. O avanço tecnológico propiciou a paixão mundial pelo esporte. Sem contar a forte influência em questões de saúde e até políticas.As competições esportivas passaram a servir como vitrine de produtos e marcas. Atletas se tornaram garotos propaganda em tempo integral. Esse é o preço que se paga quando se deseja bons resultados...
tracking img