Tecnologia no capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA E CAPITALISMO
A tecnologia é concebida, produzida e utilizada, atentando para o padrão de relações sociais em que ocorre seu uso social. Uma sociedade capitalista, marcada pelaexploração, pela desigualdade, pela contradição, busca incessante pelo lucro, pela ampliação das taxas de extração e mais-valia, pela valorização do capital.
O uso da tecnologia, no capitalismo tem sido asatisfação dos interesses da classe dominante, acentuando as expressões da questão social. Isso não significa que a tecnologia não possa ser apropriada de outra forma. Há uma luta pela construção de novosusos sociais da tecnologia, voltados à satisfação das necessidades sociais da população, e não apenas da minoria. Uma luta política que busca colocar a serviço dos trabalhadores o produto de seupróprio trabalho.
A tecnologia no capitalismo, substitui os trabalhadores por maquinas e equipamentos avançados, como forma de reduzir custos e ampliar a exploração e as taxas de extração de mais valia. Hámudanças na forma que o trabalho é processado, com a substituição te trabalhadores por maquinas. Com isto diminui a quantidade de trabalhadores na área de produção.
A tecnologia encontra submetidaaos interesses do capital, é utilizada pelo capitalismo na automatização de processos de trabalho e na redução da demanda por força de trabalho.
O desenvolvimento tecnológico sofisticados, substituimão de obra, reduzindo o tempo de trabalho. Com o aumento da acumulação no capitalismo, impulsiona o trabalho social.
Na automação, a informática é um meio para assegurar o sucesso dos processos devigilância e de conduta dos trabalhadores, sua finalidade consiste na busca do controle da produção material. Um dos principais objetivos da automatização é substituir os trabalhadores por maquinas.A tecnologia aumenta a desigualdade, e seus benefícios beneficia apenas os interesses privados de uma pequena minoria, e não permitem o aprofundamento de princípios como democracia e justiça...
tracking img