Tecnologia no ambiente de trabalho contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Contabilidade e as Novas Tecnologias da Informação

Durante muito tempo a Contabilidade tornou-se estagnada devido à carência de troca de informações, o que está mudando através do estabelecimento da tecnologia da informação aplicada à Contabilidade, facilitando a troca de comunicações e modernizando todo o sistema.
Com o uso da Internet é possível monitorar escritórios virtuais, que poderãotrocar informações e dados com "empresas inteligentes", auxiliando na montagem do Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Balancete de Verificação, entre outros relatórios contábeis, facilitando e agilizando toda a Contabilidade, tida como monótona, atrasada e difícil.
Depois da revolução industrial, o homem vive a revolução do conhecimento e da informação. A integração doscomputadores, da internet e das telecomunicações no cotidiano marca uma nova era da informação. Num mundo globalizado, as inovações tecnológicas são constantes, provocando o avanço no desenvolvimento das atividades organizacionais. "A tecnologia deixa de ter um papel meramente operacional e passa a ser um recurso estratégico no negócio. Nesse sentido, os desafios para a contabilidade sãoconsideráveis, desde a necessidade de incorporação das novas tecnologias até a compreensão dos seus efeitos sobre a evolução do patrimônio. Uma aliança estratégica entre a contabilidade e as novas tecnologias de informação proporcionarão as organizações condições mais seguras para tomarem decisões estratégicas proativamente".(PAIVA, 2002:75).
A utilidade do microcomputador é de suma importância, poispossibilita que a empresa tome decisões ágeis e prossiga com um bom planejamento para o futuro. O contador precisa estar consciente das inovações tecnológicas, incorporando-as nos procedimentos contábeis básicos e também em situações que exigem uma análise contábil mais apurada e complexa.
Muitos são os benefícios trazidos pela tecnologia da informação, possibilitando ao contador alcançar informaçõesconfiáveis, em curto espaço de tempo, mudanças positivas, e com isto evitar tomadas de decisões prejudiciais ao desenvolvimento organizacional. Posto que as empresas não se restringem mais ao seu ambiente físico, a tecnologia avançou de tal sorte que no meio empresarial não existe mais limite de fronteiras para a comunicação e, conseqüentemente, a troca de informação.

O desenvolvimento daContabilidade tem que começar a partir de investimentos em tecnologias que reduzam os custos e proporcione a geração de empregos nas empresas, colocando em alta fatores como a qualidade e a produtividade.
Todavia, apenas a implantação da tecnologia da informação, sem alterações estruturais e reorganização no sistema de trabalho para a melhoria dos processos ocasionará resultados pouco promissores. Seo papel da tecnologia da informação for apenas automatizar um processo existente, sem mudar a maneira pela qual o trabalho é feito e a cultura arraigada nos moldes de gerencia tradicional, as vantagens econômicas são mínimas.
O uso da tecnologia da informação vem causando um certo impacto na metodologia contábil, exigindo uma reflexão sobre a estrutura contábil mais adequada para lidar com osnovos fenômenos do mundo econômico e tecnológico.
As funções tradicionais de contabilidade como a escrituração, elaboração, divulgação, análise e controle dos dados contábeis foram afetados profundamente em suas metodologias. Os procedimentos atuais, utilizados na contabilidade para alcançar seus objetivos, são realizados de maneira bastante diferentes de algumas décadas atrás. Isso ocorre por causada introdução da tecnologia da informação.
Muitos avanços tidos como impensáveis anos atrás, hoje é realidade. Videoconferências, internet e comunicação virtual, além de novas palavras são formas de gestão que devem ser levadas em conta quando se trata de modernização.
Não obstante, existirem inúmeros softwares integrados na área contábil, principalmente envolvendo operações básicas. Levando...
tracking img