Tecnologia na sociedade contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia na Sociedade Contemporânea

Inovações tecnológicas dos mais variados tipos introduziram profundas mudanças nas formas de agir, de viver e de ser de milhões de homens e mulheres ao redor do planeta. Em meados da década de 1990, a Internet, ao integrar em rede os computadores das mais diversas partes do mundo, gerou um novo paradigma de organização social, o da sociedade em rede,na qual tudo potencialmente se conecta a tudo.
Recentemente, percebemos que um novo período de transformação foi desencadeado pelo uso dos celulares. As tecnologias da informática e das telecomunicações, que antes convergiam para a criação de novas formas de vida a partir das plataformas fixas dos computadores, agora convergem para criar uma plataforma móvel. Os celulares inteligentes, queconjugam diversas funções, introduzem alterações no comportamento e nas formas de viver de seus usuários. Porém, sabe-se muito pouco sobre as repercussões psicológicas dessa tecnologia.
Fruto do contínuo processo de inovação tecnológica, os produtos inteligentes já fazem parte do cotidiano de grande parte da população dos centros urbanos. Produtos inteligentes são objetos para processamento de dadosdotados de muitas funções interativas. Trata-se de hardware e software integrados e, como exemplo, aparelhos para telefonia móvel, smart phones, terminais de auto-atendimento e muitos produtos eletrônicos profissionais.
Cada vez mais os aparelhos de telefonia móvel assumem papel de plataforma para entrega de conteúdo, o que colabora para aumentar a complexidade da interação com o usuário.Mantovani (2006) destaca que “a percepção dos telefones celulares como uma mídia individualizada e que foi rapidamente introduzida no cotidiano das pessoas explica os investimentos nesta área, o surgimento de parcerias entre as operadoras e outros veículos de comunicação e provedores de conteúdo e, até mesmo a intensa campanha que se vê na mídia em torno da idéia de que os telefones celulares colocarãoas pessoas em contato com tudo aquilo que realmente as interessa”.
Já é fato que a quantidade de aparelhos de telefonia móvel já suplanta em muito a quantidade de aparelhos fixos por pessoa. Dados de pesquisa publicados na imprensa norte-americana dão conta de que mais de um quarto de jovens adultos possuem apenas telefones celulares, o que identifica uma tendência de mudança de parâmetros emrelação ao uso de linhas de telefones tradicionais. Aparelhos de telefonia móvel são comuns em todas as classes sociais e têm valor simbólico que ultrapassa sua função primária.
O surgimento da sociedade em rede, possibilitada pela revolução da tecnologia da informação e pela reestruturação do capitalismo, reconfigurou a noção de espaço e de distâncias. São adventos contemporâneos a noção dosnão-lugares (trens, estações rodoviárias, aeroportos etc.), potencializados com o aumento da circulação física de pessoas ao redor do mundo, e a movimentação virtual, possibilitada pela rede Internet que permite viajar, conhecer pessoas, trocar correspondências por meio de telas de computadores (Nicolaci-da-Costa, 2004 apud Santos, Freitas e Sousa).
O trabalho entra no cotidiano da família, atravésdo celular, assim como a família consegue penetrar no ambiente de trabalho a qualquer hora. A vida das pessoas passa a ter um ritmo mais acelerado, com agilidade e flexibilidade, já que podem trabalhar ou fazer contato com suas casas e familiares a qualquer hora e em qualquer lugar.
O uso dos vários recursos disponíveis nos celulares (identificação de chamadas, toques individuais, vibracall,mensagens de texto etc.) vem sendo regulado por normas sociais e culturais que estão sendo construídas na medida em que a telefonia celular se difunde. O uso de celulares vem modificando a organização e a administração da vida em família (através, por exemplo, da possibilidade de controle à distância dos filhos e da casa) e em sociedade (como no caso da formação de verdadeiras tribos virtuais). As...
tracking img