TECNOLOGIA NA NUVEM USANDO FERRAMENTA ORACLE

1966 palavras 8 páginas
Tecnologia na Nuvem usando a Ferramenta Oracle

Departamento de Pós Graduação – Universidade Salvador (UNIFACS)
Salvador – BA – Brasil jerfeson@hotmail.com nanibfreitas06@gmail.com matheus.rocha89@gmail.com 1. INTRODUÇÃO
De acordo com o cenário atual, as organizações buscam um aumento na produtividade e na lucratividade de seu negócio. O mercado tem vivido um momento de transformação tecnológica, de formas diferenciadas a ofertar produtos e serviços a seus clientes, o que faz surgir uma preocupação principal, a mudança no modelo de negócios alinhado aos custos e benefícios.
Com a evolução da internet e o aumento de sua velocidade, tem se tornado tendência a busca por alto processamento e escalabilidade de serviços em servidores, sendo agregado tudo a baixo custo.
O Cloud Computing (ou computação em nuvem) chega com o conceito de oferecer infraestrutura e softwares sobre demanda, eliminando totalmente a responsabilidade das empresas de construir datacenters, adquirirem licenças e servidores, facilitando também a administração das requisições mais complexas de gerenciamento, principalmente das bases de dados que compõem o ambiente.
Em se tratando de novos conceitos, a Oracle é a pioneira no que diz respeito a serviços na nuvem. Atualmente ela é uma das empresas que mais investem em ferramentas voltadas para esse novo contexto, dando um passo a frente dos concorrentes nesse aspecto.
O objetivo deste artigo é de descrever o Oracle Cloud, suas funcionalidades, apresentando tecnologias existentes no mercado e a forma como estão sendo usados pelas empresas, bem como seus benefícios e riscos.
5
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Conceito Oracle Cloud Computing
De acordo com conceito geral a tecnologia de computação na nuvem da
Oracle se destaca como o meio de usufruir de forma ampla e sobre demanda de recursos disponíveis em locais geograficamente diferentes.
O destaque no uso desta tecnologia está na utilização de aplicações diretamente da

Relacionados