Tecnologia: mudar pra valer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação e tecnologia: mudar pra valer.

A Internet, as redes, o celular, a multimídia estão revolucionando nossa vida no cotidiano. Cada vez resolvemos mais problemas conectados, a distância. Naeducação, porém, sempre colocamos dificuldades para a mudança.
As tecnologias são só apoio, meios. Mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de antes.
Muitosexpressam seu receio de que o virtual e as atividades a distância sejam um pretexto para baixar o nível de ensino. A ecola continua sendo uma referência importante. Ir até ela ajuda a definir umasituaçao oficial de aprendiz, a conhecer outros colegas, a aprender a conviver.
O conviver virtual vai tornar-se tão importante como o conviver presencial. A escola precisa de uma sacudida, de um choque,de um arejamento.
Passando pelos corredores das salas das universidades, o que se vê é quase sempre uma pessoa falando e uma classe cheia de alunos semi-atentos, a voz do professor mal chega aos queestão mais distantes. Conseguir um datashow na maioria delas é uma tarefa difícil. Muitas vezes existe um único equipamento para um prédio inteiro.
É hora de partir para soluções mais adequadas para oaluno de hoje. Mas na verdade nos apavoramos diante da mudança, do risco do fracasso. Mas o fracasso não está bem a nossa frente? Quantos alunos iriam a nossas aulas se não fossem obrigados? Há maiorfracasso do que este?
A monotonia da repetição tira a motivação dos alunos. São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. Está mais que na hora de evoluir, modificar nossaspropostas, aprender fazendo.
Hoje obrigamos os alunos a ir a um local para aprender. Isso é um contra-senso. O importante é que gostem de aprender de várias formas. Os alunos gostam da comunicaçãoonline, da pesquisa instantânea. As salas de aula precisam estar equipadas com acesso a Internet. Os alunos necessitam de mais laboratórios conectados, principalmente os mais carentes, sem acesso em...
tracking img