Tecnologia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia Industrial
Tecnologia Industrial Básica – TIB é um conjunto de conhecimentos ou funções tecnológicas, utilizado pelos diversos setores da economia e, que são essenciais para a geração e aprimoramento de produtos, processos e serviços que se destacam pela Qualidade e/ou por constituírem Inovação no Mercado.

A TIB pode ser caracterizada a partir da agregação dos termos utilizados:    - Tecnologia: entendida como uma aplicação sistematizada do conhecimento técnico-científico;
    - Industrial: relacionada com a atividade de transformação na produção de bens e serviços;
    - Básica: associada com as pré-condições necessárias para incorporar os requisitos de qualidade
     e eficácia nos processos produtivos.

Compreende as seguintes áreas usualmente denominadas comoinfra- estrutura  básica para o desenvolvimento tecnológico. Tais como:

    - Normalização Técnica (normas e regulamentos técnicos)
    - Avaliação de conformidade (ensaios, inspeção, certificação)
    - Metrologia
    - Propriedade intelectual

1-Relaçãoes de trabalho da teoria de Taylor:
Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915) maisconhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Sua orientaçãocartesiana extrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, mecanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou, todavia, igualmente gerou demissões, insatisfação e estresse para seus subordinados e sindicalistas.
2- As características DA TEORIA DE Taylor:

a) Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendoinstruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
b) Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
c) Em relação àprodutividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.
d) Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado deacordo com uma seqüência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.
e) Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente,ser transmitidas a todos os empregados.
f) Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça) produzida. Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Assim, Taylor conseguiu maximizar significativamente a eficiência da organização.
3-Programas de qualidades industriais e melhoria das condições de trabalho

Atualmente, o conceito de QVTenvolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho.

Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT, ela está baseada em dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a...
tracking img