Tecnologia gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- DEFINIÇÃO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha.
O custo de oportunidade está desta forma, diretamente relacionado com ofato de vivermos num mundo de escassez. De fato, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão. O custo de oportunidade pode ser também visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança):consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente.

1.1- Casos de Conceito de Custo de Oportunidade:

1º Caso

Novo rei do gado, Daniel Dantas engorda o rebanho

Entre 2008 e 2009, a Agropecuária Santa Bárbara sofreu com invasões e depredações do Movimento dosTrabalhadores Sem Terra (MST), acusações de aquisição ilegal de terras e lavagem de dinheiro e viu seu principal acionista ser preso por suposta tentativa de suborno a um delegado federal. Agora, a ASB começa a sair do casulo e mostrar seu projeto.
Não se trata de um plano qualquer. “Queremos fazer o maior negócio de boi a pasto do mundo”, diz o presidente Carlos Rodenburg, executivo do grupoOpportunity, do banqueiro Daniel Dantas, que controla a agropecuária. A empresa tem hoje 500 mil hectares de terras, principalmente no Pará. É quase a área do Distrito Federal (570 mil hectares) ou um quarto do estado de Sergipe (2,2 milhões).
Nos 240 mil hectares de pastagem — o restante é destinado às reservas florestais legais — o grupo tem hoje meio milhão de cabeças de gado, e a meta é dobrar essenúmero até 2014.
A máquina Santa Bárbara já se move a todo o vapor para atingir a meta, com base em investimentos na profissionalização da gestão, na genética do rebanho, no ganho de produtividade do pasto e na consolidação de seis grandes conjuntos de produção, que geram ganhos de escala. Cinco deles estão no Pará, em terras contínuas, e um em Mato Grosso. O custo do projeto é R$ 1,2 bilhão, doqual R$ 800 milhões já foram aplicados e o restante corresponde a compromissos assumidos, principalmente comos vendedores das terras.

Genética de ponta

Quem comanda esse processo no dia a dia é o diretor de produção, Lúcio Cornachini, exvice- presidente da central de genético animal Lagoa da Serra, uma das maiores do país.
“Não conseguiríamos trazer para os negócios executivos como esses sema escala que tem a Santa Bárbara”, diz Rodenburg, citando o que considera um diferencial competitivo da empresa.
Cornachini montou um sistema completo de produção, com laboratório de reprodução in vitro próprio, e agora busca na Índia material genético de nelores originais, para inserir em um programa de melhoramento genético próprio [leia mais na matéria ao lado].
Em 2010 a empresa atinge aautos suficiência em touros para reprodução, e já deve gerar um excedente de 700 deles para serem vendidos no mercado. No ano passado a ASB comprou 4 mil touros. O crescimento rápido do rebanho vem de um alto aproveitamento das fêmeas — 180 mil estão em reprodução em 2010 — e do aumento da produtividade por hectare.

Gestão de resultados

No campo da gestão, a Santa Bárbara dotou todos osnúcleos de produção com internet por satélite para que alimentem o sistema de gestão. De seu escritório na Avenida Faria Lima, em São Paulo, os executivos administram todos os dados. Também foi lançado um programa de participação nos lucros e resultados com base meritocrática. “Uma inovação nesse setor”, diz Rodenburg.
Os lucros, aliás, apareceram rápido. Depois de apenas quatro anos de operações a...
tracking img