Tecnologia em redes computaciomal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Memória principal: "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nestacategoria insere-se a RAM,que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório, isto é, palavras individuais de memória são acessadas diretamente, utilizando uma lógica de endereçamento implementada em hardware. Também pode-se compreender a memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache."

Tempos de acesso:
Registradores: medido em nano segundos, dependendo do processadordo computador, em torno de 1 a 5 nano segundos.
Memoria cache: medido em nano segundos, em torno de 5 a 7(até menores) nano segundos.
Memoria principal: velocidade abaixo da memoria cache, embora seja muito mais rápida que a memoria secundaria, medido em nano segundos, atualmente em torno de 7 e 15 nano segundos.
Mais alguma coisa memoria e tempo de acesso, podemos usar o texto acima ou esse debaixo que tem um pouco mais de especificação, fica a critério.
REGISTRADORES
Registradores são dispositivos de armazenamento temporário, localizados na UCP, extremamente rápidos, com capacidade para apenas um dado (uma palavra). Esta localizada no chip.
Função: armazenar temporariamente dados intermediários durante um processamento. Por exemplo, quando um dado resultado de operação precisa serarmazenado até que o resultado de uma busca da memória esteja disponível para com ele realizar uma nova operação.
Custo muito elevado.
Registradores são VOLÁTEIS, isto é, dependem de estar energizados para manter armazenado seu conteúdo.
MEMÓRIA CACHE
Memória de acesso rápido, porém mais lento do que o registrador.
Tempo de acesso de aproximadamente 5 ns. A arquitetura da memória cache édiferente da MP.
Custo maior do que a MP e menor do que o registrador.
Função: Acesso rápido a memória, mas com um custo mais baixo. Memória intermediária entre o registrador e a MP.
Fica localizada ou no “chip” ou na placa mãe.
A memória cache opera em função de um princípio estatístico comprovado: em geral, os programas tendem a referenciar várias vezes pequenos trechos de programas, comoloops, sub-rotinas, funções. Desta forma, algoritmos (chamados algoritmos de cache) podem controlar qual parte do código ficará copiado na cache, a cada momento. Com isso a UCP pode ter acesso a dados mais rapidamente do que quando a informação se encontra na MP.
Esta transferência (MP Cache) é feita pelo hardware que independe do software, que ignora se existe ou não memória cache.
Nem oprogramador nem o sistema operacional têm que se preocupar com a cache.
Wait States – tempo que a UCP fica esperando para se buscar um dado na memória.
Bottle Neck – (gargalo) atraso do processamento causado pelo wait states.
Cache Hit – o processador busca um determinado trecho de código e o encontra na cache. O índice da cache hit ou taxa de acerto do cache é em torno de 90%.
Cache Miss ou CacheFault – quando o dado não estiver presente na cache será necessário requisitar o mesmo à MP. Causa atraso no processamento.
Memórias cache também são VOLÁTEIS, isto é, dependem de estar energizadas para manter gravado seu conteúdo.
Esta localizada no chip.

O TAMANHO DA MEMÓRIA
Esse é o indicador da capacidade de um computador. Quanto maior ela for, mais informação poderá guardar. Ou seja, quantomais bytes a memória tiver, mais caracteres poderá conter e, consequentemente, maior o número de informação que guardará.
A memória é geralmente apresentada em múltiplos de K, M(mega), G(giga) ou T(tera).
1K eqüivale a 210
1M eqüivale a 220
1G eqüivale a 230
1T eqüivale a 240


Em geral, o tamanho da célula depende da aplicação desejada para a máquina.
Emprega-se células pequenas em...
tracking img