Tecnologia, educação e trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO

Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
Escola Técnica Federal do Ceará- PPGEP/UFSC
Doutora em engenharia de Produção na UFSC
E-mail: cassandra@cefetce.br

José Tafner
Associação Educacional Leonardo da Vinci
E-mail: jtafner@sed.rct-sc.br. Telefax: (047) 3222142

Julianne Fischer
Universidade Regional de Blumenau-PPGEP/UFSC
E-mail: july@furb.rct-sc.brTelefax: (047) 3225545

Margarete Kleis Pereira
CTAI/SENAI-PPGEP/UFSC
E-mail: margaret@ctai.rct-sc.br

O mundo contemporâneo, às vésperas de entrar no milênio, sofre transformações estruturais significativas. O processo histórico do desenvolvimento da ciência e da tecnologia universalizou o homem moderno, criando condições objetivas para que ele seja, ao mesmo tempo, universal e tribal( não-local e local). (PRETTO, 1996)

RESUMO

Este texto enfatiza uma revisão do triedro - educação, trabalho e tecnologia, colocando-a numa relação totalizante da existência humana como escopo de desenvolvimento da sociedade, destacando que desde a pré-história o homem faz uso da tecnologia e aprende com os resultados que ela oferece. O texto, ressalta também, a utilização das novastecnologias no ambiente escolar e o seu papel de unificar a escola à sociedade a qual ela está inserida. Diante do quadro de evoluções tecnológicas, de produção e de trabalho, os sistemas educacionais deverão tornar o ensino mais conseqüente e correlacionado às tendências e necessidades emergentes e mais centrado na heterogeneidade e multidimensionalidade das atividades produtivas, adaptando-se aosatuais paradigmas do conhecimento-ação.

RASTREANDO A HISTÓRIA : EVOLUÇÃO CONCEITUAL

O uso da tecnologia educacional remonta ao passado histórico do homem como ser social.

Figura 1 - Ilustração de Maurício de Souza

Muito antes do uso da informática, das telecomunicações, da televisão, da multimídia e demais meios da informação, que encurtaram o espaço e o tempo entre as pessoas,as tecnologias influenciaram as mudanças culturais, sociais e históricas.

Desde a pré-história o homem faz uso da tecnologia e aprende com os resultados que ela oferece.

MELLO e AMAD (1995, p.9) ao falar das comunidades primitivas afirmam:

...a tecnologia tem seus primórdios na pré-história, época que abrangeu 98% da vida do homem sobre a terra. No período paleolítico, o homempré-histórico se agrupou em hordas nômades e fabricou instrumentos de pedra lascada, destinados à caça de animais e à coleta de frutos e raízes. No neolítico, fez instrumentos de pedra polida, desenvolveu a agricultura e domesticou os animais, organizando-se em clãs e aldeias. Na idade dos metais, o desenvolvimento da metalurgia, o surgimento do Estado e a invenção da escrita, possibilitaram ao homema passagem para os tempos históricos.

Sobre essa mesma gênese da tecnologia é coerente ressaltar a afirmação de LAWTON (1988, p. 24-25):

os seres humanos sempre procuram controlar o meio ambiente ou pelo menos diminuir o domínio exercido por este sobre eles. O homem primitivo desenvolveu ferramentas para construir abrigos, abrigar-se do clima e matar animais... Desta forma, todos osseres humanos são tecnólogos, pois utilizam ferramentas e progridem transmitindo tecnologias para a geração seguinte.

A evolução do ser humano esteve condicionada ao pensamento e à luta pela superação das necessidades tais como o alimento, o vestuário e a moradia. Neste processo de evolução é que vão se sucedendo fases importantes do homem social, todas elas imbricadas de tecnologia.Com a utilização das mãos, o homo erectus iniciou a fabricação de ferramentas para enfrentar o meio. Com o uso das mãos nasce o TRABALHO, ou seja, a atividade que exige o uso constante das capacidades físicas e mentais. Esta conquista propiciou também um processo educativo coletivo que, por sua vez, originou o desenvolvimento da LINGUAGEM.

A partir da linguagem e do uso de...
tracking img