Tecnologia dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia dos Materiais: Algumas perguntas e respostas
1-Defina Ciência dos Materiais e Engenharia dos Materiais.
Ciência dos materiais é o ramo da ciência relativo ao estudo dos materiais e a relação entre as suas propriedades, estrutura, performance, formas de caracterização e processamento. Cada processamento modifica a estrutura do material, alterando suas propriedades, que por sua vezdelimitam o seu desempenho (WIKIPÉDIA, Ciência dos materiais), enquanto que a Engenharia de Materiais é um ramo da engenharia em que os conhecimentos de física e química são, sobretudo, utilizados no estudo, planeamento, produção, entre outros, de materiais (tradicionais ou avançados) para as mais diversas aplicações. Cabe ao engenheiro de materiais estudar a estrutura, as propriedades, asaplicações, o processamento e o desempenho de materiais novos ou já existentes, nas áreas de metais, polímeros, cerâmicos ou compósitos (WIKIPÉDIA, Engenharia dos materiais). Dessa forma, podemos concluir que ambas estão relacionadas e dependem uma da outra.
2-Defina os seguintes termos:
a-Composição: A palavra composição pode se referir a vários significados diferentes. Tratando-se de Tecnologia dosmateriais, podemos pensar em composição química, que é o conjunto de moléculas dos elementos químicos constituintes de certa substância (WIKIPÉDIA, Composição).
b-Estrutura: Uma estrutura define do que um sistema é feito, ou seja, uma configuração de itens. Por exemplo: estruturas atômicas, estruturas químicas, etc. (WIKIPÉDIA, Estrutura). Em tecnologia dos materiais é a forma como os átomos, íons oumoléculas estão arranjados espacialmente.
c-Síntese: Ato ou efeito de sintetizar. Síntese também pode ser entendida como obtenção de um todo a partir dos componentes primordiais. (WIKIPÉDIA, Síntese).
d-Processamento: Processamento é uma operação de transformação (WIKIPÉDIA, Processamento). Neste processo o material sofre modificações na sua estrutura que alteram as suas propriedades.
3- Quaisos diferentes níveis de estrutura de um material?
Um material pode ser estudado em quatro níveis de estruturas diferentes. O primeiro é o nível subatômico que estuda o átomo individualmente e o comportamento de seu núcleo e elétrons. O segundo nível é o nível atômico que estuda a interação entre vários átomos e a formação de ligações e moléculas. O terceiro nível é o microscópico que correspondeaos arranjos atômicos e moleculares e a formação de estruturas cristalinas, moleculares e amorfas e por fim o nível macroscópico relacionado ao comportamento do material em serviço.
4- Por que é importante considerar a estrutura de um material ao projetar e produzir materiais de engenharia?
Porque cada tipo de material possui propriedades específicas, e estas podem influenciar positivamente ounegativamente no material de engenharia que esta sendo projetado. Essas propriedades são determinadas pela microestrutura deste material. Ex: Os metais são bons condutores de eletricidade por causa do tipo de ligação existente nas estruturas metálicas. Além disso, o uso de uma material inadequado pode causar futuros transtornos e até mesmo graves acidentes. Ex: o uso de um material não apropriado naconstrução de um prédio pode causar a queda do mesmo. É importante salientarmos também que as diferenças das propriedades de materiais cristalinos e não-cristalinos de mesma composição se deve ao arranjamento atômico desses materiais.
5- Quais os critérios que um engenheiro deve adotar para selecionar um material entre tantos outros?
Deve ser observado qual será a aplicação desse material, poisisto pode exigir, por exemplo, que ele seja resistente ou que seja um isolante elétrico. Em seguida observa-se se as características desse material atendem as necessidades. Alguns dos fatores a serem observados são leveza, resiliência, resistência à corrosão, transparência, facilidade de processamento, redução do custo total dos componentes, entre outros.
6- Qual o principal objetivo em se...
tracking img