Tecnologia de soldagem controle de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUÍMICA GERAL e TECNOLÓGICA Curso de Engenharia Básico
Prof. Dr. Djalma Albuquerque Barros Filho Profa Dra Rosely A. L. Imbernom Profa Dra Silvania Maria Netto

INTRODUÇÃO Os polímeros – também chamados plásticos - sempre estiveram em nossa história, afinal de contas, o DNA é um polímero natural. Outros exemplos de polímeros naturais são a hemoglobina, a celulose, a lã, o couro e a borracha.Os sintéticos estão em praticamente tudo o que usamos hoje, tecidos, medicamentos, transportes, embalagens, armazenamento de informações, etc. São moléculas gigantescas, constituídas de muitas e muitas moléculas com massa molecular baixa (monômeros). Polímero à palavra que vem do grego, polys = muitos e meros = partes São classificados em três grandes classes: HOMOPOLÍMEROS: constituídos de umúnico tipo de meros. COPOLÍMEROS: compostos de dois ou mais meros diferentes. BLENDA obtidas pelas misturas de um ou mais homo ou copolímeros diferentes, produzindo um terceiro material de propriedades diferentes dos originais. Os compostos de carbono têm uma habilidade incomum de formarem polímeros e para entendermos como é dado o nome aos polímeros, é importante conhecermos como são denominados oscompostos formados por carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). Estes compostos são denominados segundo o número de átomos de carbono que possuem em sua fórmula (chamada cadeia), vejamos a Tabela 1: Tabela 1. Prefixos de hidrocarbonetos para a primeira série de cadeia linear. Número de Carbonos C C–C C–C–C C–C–C–C C–C–C–C–C C–C–C–C-C–C C – C – C – C - C –C - C C – C – C – C - C –C – C – C C – C – C –C - C –C – C – C – C C – C – C – C - C –C – C – C –C –C Prefixo Met EtProp But Pent Hex Hept Oct Non Dec -

POLÍMEROS

As cadeias carbônicas podem ser saturadas, contendo apenas ligações simples, como as mostradas na Tabela 1 ou, insaturadas, contendo ligações duplas e ou triplas. Os polímeros fabricados em maior quantidade são o resultado da transformação de moléculas insaturadas (em geramformadas por ligações duplas) em cadeias, lineares ou reticuladas, em reações chamadas de polimerização. Vejamos, a seguir, os principais tipos de polimerização: POLIMERIZAÇÃO POR ADIÇÃO Ocorre pelo acoplamento de monômeros utilizando suas ligações duplas. O exemplo mais simples de polimerização por adição é a formação de polietileno a partir de moléculas do etileno:
H n CH2 CH2 C H H C H n

1 QUÍMICA GERAL e TECNOLÓGICA Curso de Engenharia Básico
Prof. Dr. Djalma Albuquerque Barros Filho Profa Dra Rosely A. L. Imbernom Profa Dra Silvania Maria Netto

A letra n representa o número de moléculas (que podem variar de centenas a milhares) monoméricas que reagem para formar o polímero. POLIMERIZAÇÃO POR CONDENSAÇÃO Neste tipo de polimerização as moléculas ligam-se por meio daeliminação de uma molécula pequena (por exemplo, a água) para formar uma molécula maior. O exemplo abaixo apresenta a formação do náilon:

H

O

H O N C + H O H

N H + H O C

Este é um tipo de copolímero que são os polímeros formados a partir de dois monômeros diferentes. A Tabela 2 apresenta exemplos de polímeros de adição e condensação de importância comercial: Tabela 2. Polímeros de adição econdensação de importância comercial.

TIPOS DE POLÍMEROS:

• • •



PLÁSTICOS - materiais que podem ser moldados por aplicação de calor e pressão. TERMOPLÁSTICOS - materiais que podem ser moldados mais de uma vez. Estes são os plásticos que podem ser reciclados. TERMOCURADOS - materiais que podem ser moldados apenas uma vez. ELASTÔMEROS - materiais que exibem comportamento de borracha eelástico. Se uma quantidade moderada de força deformante é adicionada, o elastômero retornará à sua forma original desde que não tenha sido distorcido além de seu limite elástico. 2

QUÍMICA GERAL e TECNOLÓGICA Curso de Engenharia Básico
Prof. Dr. Djalma Albuquerque Barros Filho Profa Dra Rosely A. L. Imbernom Profa Dra Silvania Maria Netto

ESTRUTURAS E PROPRIEDADES FÍSICAS DOS POLÍMEROS:...
tracking img