Tecnologia de informacao e comunicacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

INTRODUÇÃO 3
Conceito 4
Estatística e sua Origem 4
A História da Estatística 5
Factos importantes na formação da estatística 6
Fase da Educação Estatística 7
Introdução da estatística no ensino matemático 8
Primeiro Ciclo 9
Segundo Ciclo 9
Conclusão 11
Bibliografia 12

UNIVERSIDADE POLITECNICA (ESEUNA)

A Historia da EstatísticaAbdul Cássimo Arune
Curso: AGE – 2º ANO
Disciplina: Estatística Aplicada I

Docente:
dr. Adérito Manuel II

Março, 2012

INTRODUÇÃOActualmente vivemos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos deixar de pensar o quanto a estatística nos é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões, assim far-se-ão presentes neste trabalho a essência da historia da estatística, pois esta é a base do sucesso em diversas áreas de trabalho.Hoje em dia, com a utilização de softwares de estatística são compilados em uma fracção de segundos, processo no qual, antigamente era feito de forma manual, o que acarretava um trabalho maçante e gigantesco.

.



Conceito

A Estatistica é uma ciência que se dedica aodesenvolvimento e ao uso de métodos para a colecta, resumo, organização, apresentação e análise de dados. (Farias, Soares & César,2003)

Para Rao (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na respostapara um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível.

De acordo com Levin (1987) é quando o pesquisador usa números - quando ele quantifica seus dados - que ele muito provavelmente emprega a estatística como instrumento de descrição e/ou decisão

Estatística e sua Origem

A palavra estatística tem origem na palavra em latim status, traduzida comoo estudo do Estado e significava, originalmente, uma colecção de informação de interesse para o estado sobre população e economia. Essas informações eram colectadas objectivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo.

No fim do século XVIII estatística foi definida como sendo "o estudo quantitativo de certosfenómenos sociais, destinados à informação dos homens de Estado", desde então esta definição tem agregado uma série de outras funções além, é claro, a de fornecer informações a nossos governantes.

Seja qual for a área ou o objecto de estudo do pesquisador, este poderá vir a utilizar conceitos de Estatística. É indispensável para qualquer profissional o domínio das informações pertinentes ao seutrabalho:

* Um médico deve conhecer profundamente a eficácia de medicamentos, bem como o comportamento de determinada patologia;
* Um administrador não pode deixar de lançar mão de conhecer o seu mercado de actuação, ou ainda sobre o comportamento do seu cliente;
* Um engenheiro precisa acompanhar com grande precisão o controle de qualidade de sua produção estando atento para ocorrênciade falhas, identificando suas causas;
* Um biólogo precisa estar atento à diversidade da flora de uma região procurando identificar padrões de desenvolvimento das plantas.

Todos estes exemplos são casos em que a Estatística torna-se indispensável como uma ferramenta capaz de auxiliar estes profissionais na busca de soluções para seus problemas de pesquisa.

A História da Estatística...
tracking img