Tecnologia de gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em um mundo onde as mudanças estão cada vez mais constantes, é necessário que as empresas busquem sistemas gerenciais inovadores que lhes ajudem melhorar a sua qualidade de tal modo que possam se tornar um grande diferencial.
As sociedades vêm experimentando mudanças significativas que abrangem as tecnologias, a economia, aspectos sociais e exigências do mercado,portando torna-se necessário as empresas adaptar-se ao dinamismo e aperfeiçoar os seus processos organizacionais.
Diante desse contexto desafiador são muitos os questionamentos dos gestores em como criar uma estratégia que traga o sucesso a organização permitindo que ela seja flexível à mudança para melhor se adaptar as novas situações.
Com o intuito de melhorar seus processos gerenciais equalidade, buscam sistemas que atendam as suas necessidades e que supere as suas expectativas, porém sem esquecer a importância do capital intelectual da empresa, bem como suas responsabilidades sociais e ética corporativa.

II. ETAPA 3

II.I Ferramentas de Gestão Organizacional

As organizações recebem e utilizam informações que lhe permitem viver e sobreviver no ambiente que asrodeia. As decisões tomadas nelas baseiam-se nas informações e conhecimentos disponíveis. Para melhorar o seu processo decisório, elas criam sistemas específicos de busca, coleta, armazenamento e classificação das informações relevantes para o seu funcionamento. Tais sistemas são denominados como Sistema de Informações Gerenciais (SIG).
O fato das empresas possuírem um Sistema de Informação nãogarante a eficiência em seus processos, pois para obter um efeito satisfatório do SIG é necessário que ela saiba utilizar os recursos oferecidos pela TI, conheça e entenda a organização como um todo, a sua administração, os seus objetivos e cultura. É necessário que ela tenha um futuro traçado, pois mais que computadores e máquinas, as empresas também são compostas por pessoas e processosadministrativos onde eles devem caminhar juntos, buscando soluções organizacionais e sistemas confiáveis que atendam suas necessidades.
Uma vez que o SIG compreende o fluxo de informação da empresa ele deve ser preciso, confiável e assertivo. Para isso é necessário considerarmos os seguintes pontos:
• A alta administração da empresa, bem como os seus funcionários, precisam estar comprometidos como SIG;
• É necessário criar uma estratégia junto aos recursos humanos para contratação de profissionais capacitados;
• Entender a importância das informações no processo;
• Manter um banco de dados com informações atualizadas e relevantes, para que estas possam circular de forma eficiente dentro do sistema e da organização.
Para que as empresas mantenham-se no mercado com umavantagem competitiva, elas precisam ter flexibilidade para tomar decisões rápidas e responder melhor as mudanças que ocorrem em seus ambientes internos e externos. É nesse contexto que o SIG pode auxiliá-la, pois ele otimiza o planejamento e a execução das atividades, mantêm a sinergia da empresa, reduz os custos operacionais para aumentar a satisfação dos seus clientes e a lucratividade donegócio, proporcionando um cenário seguro para constituir um grande diferencial. Garantindo também o gerenciamento das informações para geração de relatórios rápidos e precisos, tornando mais ágil desta forma o processo de tomada de decisões.
Um Sistema de Informação Gerencial eficaz e eficiente em qualquer organização oferece uma ótima infra-estrutura para a tomada de decisão de forma ágil esegura. Ele fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada.
Tendo em vista os benefícios que o SIG traz as organizações, este não pode deixar de existir, pois desempenham um papel importante na tomada de decisão e planejamento dos seus gestores. E também ajudam a melhorar e...
tracking img