Tecnologia da soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Soldagem – Estudo Dirigido: Eletrodo revestido, Tig, Mig e Mag

Eletrodo
1 – O arco elétrico é a fonte de calor mais utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos e consiste de uma descarga elétrica sustentada através de um gás ionizado a alta temperatura, conhecido como plasma, podendo produzir energia térmica suficiente para ser do em soldagem, pela fusão localizada das peças aserem unidas.

2 – Os principais elementos de um circuito de solda elétrica são a fonte geradora (pode ser um gerador ou transformador – retificador, sendo que estes fornecem a corrente elétrica), Metal base (estrutura a ser soldada), e eletrodo (arame metálico revestido, que irá fornecer o metal de adição que irá fluir pelo arco)

3 – Neste tipo de soldagem usa-se eletrodo revestido (consumível)constituído de uma vareta metálica, a alma, recoberta por uma camada de fluxo, o revestimento.

4 – Voltagem em circuito aberto é aquela medida nos terminais da máquina quando esta não está soldando, sendo que, quanto maior essa voltagem mais fácil a abertura do arco. Voltagem no arco é a voltagem medida entre o eletrodo e o metal base enquanto se está soldando.

5 – Soldagem com eletrodorevestido é a união dos metais pelo aquecimento oriundo de um arco elétrico entre um eletrodo revestido e um metal base, na junta a ser soldada. O metal fundido do eletrodo é transferido através do arco até a poça de fusão do metal base, formando assim o metal de solda depositado. Uma escória, que é formada do revestimento do eletrodo e das impurezas do metal base, flutua para a superfície e cobre odepósito protegendo esse depósito da contaminação atmosférica e também controlando a taxa de resfriamento.

6 - Este processo é o mais utilizado por possuir como características a simplicidade do equipamento, resistência e qualidade das soldas e baixo custo. Tem grande flexibilidade e solda a maioria dos metais numa faixa grande de espessuras e pode ser feita em quase todos os lugares e emcondições extremas. Soldagem com eletrodo revestido é aplicada em fabricação industrial, edifícios, navios, carros, caminhões, comportas e outros conjuntos soldados.

7 – O equipamento de segurança consiste em filtros, luvas, botas, roupas de proteção, vidro de segurança e local com ventilação adequada.

TIG

1 – O processo TIG (tungstênio inerte gás) foi introduzido em fins de 1930, mas tornou-secomercialmente disponível em 1940. Este processo, usando gases de argônio e hélio, se prestava admiravelmente para a soldagem de magnésio, aço inoxidável, alumínio e muitos outros metais, e ainda hoje é um processo bastante utilizado. A baixa velocidade de solda do processo TIG ajudou a desenvolver o processo MIG (metal inerte gás) em fins de 1940. Neste processo o eletrodo de tungstênio foisubstituído por um arame eletrodo consumível, que se desenrola de uma bobina para alimentar o arco elétrico. Este processo foi usado para a maioria dos não ferrosos. Pensou-se em utilizá-lo para os aços comuns e aços ligas, mas o custo do gás inerte não permitia concorrer com eletrodos manuais. Posteriormente, mediante pesquisas, obteve-se o processo de solda com CO2, tornando-se bastante popular emmeados de 1950, começa-se então o processo MAG (metal, gás ativo).

2 – Soldagem TIG é a união de metais pelo aquecimento destes com um arco entre um eletrodo de tungstênio não consumível e a peça. A proteção durante a soldagem é conseguida com um gás inerte ou mistura de gases inertes, que também tem a função de transmitir a corrente elétrica quando ionizados durante o processo.

3 – Oequipamento deste processo necessita ter: um porta-eletrodo com passagem de gás e um bico para direcionar o gás protetor ao redor do arco e um mecanismo de garra para energizar e conter um eletrodo de tungstênio, denominado pistola; um suprimento de gás protetor; um fluxímetro e regulador-redutor de pressão do gás; uma fonte de energia; suprimento de água de refrigeração, se a pistola for refrigerada a...
tracking img