Tecnologia da manufatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice


Normas Técnicas

Níveis de normalização
Exemplos de normas
Norma DIN

Higiene e Segurança

O que é higiene no trabalho?
Quais são os objetivos da higiene no trabalho?
O que envolve a higiene no trabalho?
Qual a relação entre higiene e segurança no trabalho?
Por que se deve investir em saúde e segurança notrabalho?
O que pode promover os acidentes de trabalho?


Processos Industriais

Fundição
Laminação
Trefilação
Extrusão
Forjamento

Máquinas Ferramentas

Fresadoras
Furadeiras
Tornos

Ferramentas manuais

Alicates
Chaves de aperto
Arco de Serra
Ferro de soldaTorquimêtro
Compassos
Limas
Furadeira portátil
Brocas
Machos de roscar
Desandadores
Cossinetes
Talhadeira e bedame
Ponteira
Punção de bico
Martelo e macete
Serra tico tico
EscadasFerramentas de curvar tubos metálicos rígidos




Normas Técnicas


Níveis de Normalização


Uma norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dadocontexto. Esta é a definição internacional de norma.
Deve ser realçado o aspecto de que as normas técnicas são estabelecidas por consenso entre os interessados e aprovadas por um organismo reconhecido. Acrescente-se ainda que são desenvolvidas para o benefício e com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global ótima, levando-se em conta as condiçõesfuncionais e os requisitos de segurança.

As normas técnicas são aplicáveis a produtos, serviços, processos, sistemas de gestão, pessoal, enfim, nos mais diversos campos.
Usualmente é o cliente que estabelece a norma técnica que será seguida no fornecimento do bem ou serviço que pretende adquirir. Isto pode ser feito explicitamente, quando o cliente define claramente a norma aplicável, ousimplesmente espera que as normas em vigor no mercado onde atua sejam seguidas.
Elas podem estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, definir a maneira de medir oudeterminar as características, como os métodos de ensaio.
Frequentemente uma norma se refere a outras normas que são necessárias para a sua aplicação.
As normas podem ser necessárias para o cumprimento de Regulamentos Técnicos.
No cenário atual de necessidade de aumento contínuo das exportações, deparamo-nos com o fato de que a dificuldade no cumprimento de normas e/ou regulamentos técnicos exigidosconstitui, para as empresas, uma das causas do insucesso exportador. Nesses casos, o custo da adequação é um fator muito importante.
Processos de demonstração da conformidade aparecem, por sua vez, como outra causa deste insucesso.
As demandas no cumprimento de normas e regulamentos técnicos, na maior parte das vezes, dizem respeito a produtos, embora não sejam desprezíveis as exigências referidasa processos.
Dentre as normas e regulamentos de produtos, são mais incidentes as de qualidade e segurança e mais especificamente as de desempenho.
Essas considerações indicam que num cenário marcado pela diversificação das exportações brasileiras, onde cresça a importância relativa de produtos com maior conteúdo tecnológico e maior valor agregado, as barreiras técnicas tenderão a tornar-se...
tracking img