TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LIGADA À LOGÍSTICA

516 palavras 3 páginas
TEMA:TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LIGADA À LOGÍSTICA
REPORTAGEM: CASE WALMART – “PRECISAMSO SER UMA EMPRESA SÓ”.

Baseada na reportagem referente ao Walmart conforme o trecho a seguir: “Precisamos ser uma empresa só”. Pressionada pela matriz por bons resultados, a subsidiária brasileira do Walmart tenta acelerar a integração das operações regionais e impor a indústria um novo modelo de negociação.

Por meio de pesquisas realizadas observa-se que os executivos do Walmart já consideram a informática como um dos principais fatores de sucesso. Contribuindo para o controle do centro de distribuição (eles têm informações exatas onde estão localizadas as caixas e para onde irão), coloca a disposição dos fabricantes informações do que é vendido (facilitando o controle do número de peças que os mesmos devem fabricar para atender suas demanda) e ao mesmo tempo tem o controle de vendas e compras.

Mas estas ações não bastam para o Walmart e como forma de obter maiores vantagens competitivas, o mesmo optou por integrar seus sistemas. De maneira que o departamento de compras central reabasteça as três regionais (Sul, Sudeste e Nordeste). Isso antes era feito por cada região independentemente. Com esta decisão espera-se reduzir custos que conseqüentemente podem ser passados para os clientes.

Outra ação do Walmart como forma de integração foi à criação de um centro de serviços unificando os setores de contabilidade, jurídico e recursos humanos. Antes também eram feitos independentemente por cada regional. Com mais esta mudança, acredita-se que o fluxo de informações será mais preciso e rápido.

Conclui-se que a estratégia adotada pelo Walmart pode ser eficiente para o mesmo obter crescimento no mercado a ponto de superar seus principais concorrentes: Pão de Açúcar e Carrefour. A integração dos sistemas de compras e vendas quanto à do centro de serviços (contabilidade, jurídico e recursos humanos) permite ao Walmart além de reduzir custos, economizar tempo, proporcionar

Relacionados

  • ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS RODRIGO RENNO 2013
    147421 palavras | 590 páginas
  • Plano estratégico do sistema s
    33687 palavras | 135 páginas