Tecnologia da informaçao

Páginas: 19 (4526 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
PROTEJA O MAIOR BEM DA SUA EMPRESA, A INFORMAÇÃO, COM: POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Byron Lanverly de M. Júnior1, Érica Acioli da Silva1, José Humberto Souza1, Rodrigo Pereira Neves1, Francisco Abud Nascimento2, Almir Pereira Guimarães2, Hélio Martins do Nascimento Junior2.
1 2

Pós-Graduandos - FAL

Curso de Sistemas de Informação – Faculdade de Alagoas (FAL) Rua PIO XII, 70,Jatiúca , Maceió, AL – Brasil

{lanverly , erica.acioli, rodrigo.pneves, heliomartins79} @gmail.com, jhumbertosouza@hotmail.com, fabud@oi.com.br, almirpg@yahoo.com

Resumo. Este artigo apresenta uma Política de Segurança da Informação para uma empresa proteger seu maior bem, que é a Informação. Visando mostrar as características da segurança da informação num ambiente de T.I, exibindo aspectos aserem levados em conta na elaboração de uma política de segurança da informação.

1. Introdução
Atualmente a economia mundial evoluiu de um modelo industrial para um modelo baseado em conhecimento, assim como a ética, a segurança deve ser entendida como parte fundamental da cultura interna da empresa, ou seja, qualquer incidente de segurança subtende-se como alguém agindo contra a ética e os bonscostumes regidos pela empresa. As ameaças à vulnerabilidade nos sistemas computacionais vêm crescendo em uma velocidade proporcional e muitas vezes superior ao avanço tecnológico, dessa forma, faz-se necessário implementar uma política de segurança. Uma política de segurança de uma empresa define as normas e procedimentos que melhor atendam ao propósito da mesma, minimizados os riscos com perdase violações de qualquer um de seus bens. Em toda política de segurança da informação faz-se necessário ter uma idéia clara daquilo que se quer proteger, contra quem queremos defender e quais obstáculos que essa política oferece para funcionamento normal do sistema. Podemos assumir que todos os dados referentes a uma empresa fazem parte do seu patrimônio. Esta Política de Segurança da Informaçãorestringe-se à defesa das informações e sistemas computacionais de software e hardware da empresa. Assim como ao acesso físico e lógico às informações. O restante do artigo está organizado da seguinte forma: Na seção 2, explana a importância da segurança da informação. Na seção 3, mostra a implantação da política de segurança da informação. Na seção 4, as considerações finas são expostas.

2. Aimportância da segurança da informação

2.1. Dados e informação Do ponto de vista da teoria das decisões, a organização pode ser visualizada como uma série estruturada de redes de informação que ligam as necessidades de informação de cada processo decisório às fontes de dados. Embora separadas, essas redes de informação sobrepõem-se e interpretam-se de maneira complexa. CHIAVENATO (2000) diz que,os dados são os elementos que servem de base para a formação de juízos ou para a resolução de problemas. Um dado é apenas um índice, um registro, uma manifestação objetiva, passível de uma análise subjetiva, isto é, existe a interpretação da pessoa para a sua manipulação. Em si, os dados têm pouco valor. Todavia, quando classificados, armazenados e relacionados entre si, os dados permitem aobtenção da informação. Assim, os dados isolados não são significativos e não constituem informação. Os Dados exigem processamento (classificação, armazenamento e relacionamento), para que possam ganhar significado e conseqüentemente informar. A Informação apresenta significado e intencionalidade, aspectos que a diferenciam do conceito de Dado. As informações constituem um dos objetos de maior valorpara as empresas. BALLONI (2002) diz que, atualmente a informação é de valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui, seja pessoa, seja a empresa. A informação apresenta-se como recurso estratégico sob a ótica da vantagem competitiva. Possui valor, pois está presente em todas as atividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da informação
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO
  • Tecnologia da Informaçao
  • tecnologia da informação
  • Tecnologia da informação
  • Tecnologia da informaçao
  • tecnologia da informação
  • Tecnologia da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!