Tecnologia da informaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nosso trabalho consiste em apresentar, a forma como bares e restaurantes maranhenses vem se desenvolvendo ao longo do tempo, assim como os meios que tem sido utilizado para melhor atender as necessidades e anseios da sociedade contemporânea. Focalizando a inclusão da tecnologia da informação e implementação do software Colibri, sendo este utilizado em váriosestabelecimentos, especificando o Restaurante Poracaso e Pizza One, o qual será tratado ao longo do trabalho.

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO


Os bares e restaurantes eram caracterizados como locais onde se serviam bebidas e comidas de forma bem rudimentar. Nesses ambientes os serviços oferecidos eram bastante limitados e o espaço delimitado pelo balcão, sendo que de alguma forma comprometia aqualidade dos serviços oferecidos.
Na atualidade tais lugares tomam grandes proporções, com variados tamanhos e formas, tornando os serviços cada vez mais voltados para excelência seguindo as exigências dos consumidores.
Diante da crescente necessidade de gerenciamento e distribuição, a tecnologia da informação se torna essencial para o ramo de bares e restaurantes. A utilização desistemas para melhor aperfeiçoar tal segmento tem sido tratada como grande diferencial diante da alta competitividade existente no mercado. E um software que tem sido implantado em diversos estabelecimentos desse setor é o Colibri, que busca soluções na definição de controles internos, sistemas de informações gerenciais e pela maximização de resultados.

ETAPAS PARA O PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃODENTRO DE BARES E RESTAURANTES

Diversos segmentos do ramo de bares e restaurantes, buscando a melhoria na qualidade dos seus serviços trabalham no processo de informatização, destacam – se como etapas principais:

º Aprender sobre informatização visitando empresas similares que já tenham sofrido o processo de informatização de suas atividades.

º Analisar o sistema manualutilizado atualmente pela empresa, envolvendo as pessoas responsáveis por cada processo.

º Identificar os processos que devem ser informatizados, as possíveis melhorias e necessidades desses processos.

º Definir claramente as expectativas para a informatização (grau, prazos, custos, benefícios esperados etc.).

º Compara os custos e os benefícios. Lembre-se de levar em consideração os custos ebenefícios indiretos.

º Estabeleça um cronograma para a informatização.

º Prepare seus funcionários para a informatização. Promova a conscientização da necessidade de informatização, mostre os benefícios que podem ser alcançados, treine as pessoas envolvidas, discuta as necessidades de mudanças e a melhor maneira de fazê-las com todos os envolvidos etc.

º Inicie o processo deinformatização o mais rápido possível e respeite se possível, os prazos estabelecidos no cronograma.

PLANO DE AÇÃO – 5W2H


Agora veremos de uma maneira mais técnica a utilização de um plano de ação (5W2H), para sabermos a viabilidade de introduzirmos um software em bares e restaurantes. Esse plano de ação consiste basicamente como um checklist de determinadas atividades que precisam serdesenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa.

TABELA EXPLICATIVA
O que será feito? Implantação de um software
Por que será feito? Para tornar o produto mais competitivo no mercado, redução de custos e maior produtividade
Onde será feito? Bar e/ou restaurante
Quando será feito? A definir
Por quem será feito? Técnicos especializados em softwareComo será feito? Instalação de equipamentos e capacitação dos colaboradores para o uso dos mesmos
Quanto custará fazer? A definir

CONHECENDO O SOFTWARE COLIBRI


Colibri é o software para restaurantes mais vendidos no Brasil porque é o mais completo, o mais econômico e o mais simples de usar. A facilidade de uso aliada a dez anos de experiência em diversos...
tracking img