Tecnologia da informação

Páginas: 41 (10234 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
1 INTRODUÇÃO

Um dos hackers mais famosos do mundo, diz que um computador seguro é aquele que está desligado. Isso é verdade?
Completando a idéia: “Sim, aquele que está desligado e enterrado no fundo do quintal”( Mitnick Kevin, 2003).

De acordo com TURBAN (2004) Comércio eletrônico (CE, e-commerce) entende-se o processo de compra, venda e troca deprodutos, serviços e informações por redes de computadores ou pela Internet.
A Internet é uma ferramenta sem fronteiras mundiais, permite que uma pessoa, sentado diante de um computador em qualquer parte do mundo, tenha acesso a sites localizados em outra parte do planeta sem ao menos sair de sua cadeira. Com esse grande acontecimento houve uma procura maior de informações e uma procura denovos conhecimentos, daí em diante surgiu um novo canal de comercialização, uma forma de chegar aos clientes de forma mais rápida e com custo menor, chamado de E – Commerce.
Mas ainda existe uma grande pergunta a ser respondida: existe um caminho seguro para se comprar pela internet?
Hoje em dia existem muitos clientes desconfiados em comprar produtos pela Internet. Isso acontecedevido notícias desagradáveis de fraudes em cartões de crédito, por isso as empresas estão investindo em segurança tanto para elas próprias quanto para os consumidores. Atualmente as empresas estão adquirindo diversas formas e métodos de segurança e criptografia, informações como seus dados pessoais (nome, endereço, etc.) o número de seu cartão de crédito têm seu sigilo garantido, mas se ainda vocêcontinua desconfiado mostraremos algumas formas de se prevenir.
De acordo com FELIPINI (2008), não devemos tomar cuidados só em nossas casas, no ambiente virtual também temos de nos proteger de ocorrências como a clonagem do site, o roubo de senhas, o acesso a informações sigilosas trocadas entre o site e o visitante, entre outras.
Este trabalho tem como objetivo mostrar asprincipais formas de segurança para clientes neste novo meio de comércio, assim sendo o capítulo 2 faz uma descrição da origem do comércio eletrônico, demonstra suas vantagens e desvantagens, mostra a evolução em nosso país e explica a diferença do E-business para E-commerce.
O Capítulo 3 cita as devidas seguranças utilizadas no Comércio Eletrônico, como: Firewalls, criptografias, certificadosdigitais, além de algumas formas de pagamento utilizadas no Comércio Eletrônico.
O Capítulo 4 mostra uma pesquisa exploratória na qual os usuários respondem questões voltadas ao Comércio Eletrônico, esta pesquisa demonstra gráficos com respostas sobre quantas pessoas utilizam o e-commerce além de mostrar os resultados sobre segurança.

2 COMÉRCIO ELETRÔNICO
2.1 O que é o ComércioEletrônico
De acordo com FERREIRA (1999), comércio é o ato de permutação, troca, compra e venda de produtos ou valores; mercado, negócio, tráfico.
O comércio existe há bastante tempo e era feito através de trocas, depois surgiu a moeda. A partir daí, o comércio se expandiu no mundo, mascates e ambulantes levavam produtos de um lugar ao outro. Surgiram feiras livres fixas e depois demuitos séculos, chegamos ao tempo dos shoppings centers e dos cartões de crédito. O comércio crescia, e a população mundial também, com isso as necessidades de novos produtos e novas tecnologias.
De acordo com BLAIR (1999) "Se a Internet não for vista agora como uma oportunidade para novos negócios, será vista em breve como uma ameaça".
Atualmente a sociedade vem sempre buscandomelhorar ou criar novas formas de comercializar bens ou serviços e com o surgimento da internet na década de 1990, protocolos de segurança e a tecnologia DSL (Digital Subscriber Line ou Linha de Assinante Digital) foram introduzidos, permitindo assim uma conexão contínua a Internet. Isso fez com que no final de 2000, várias empresas americanas e européias oferecessem seus serviços através da World...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da informação
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO
  • Tecnologia da Informaçao
  • tecnologia da informação
  • Tecnologia da informação
  • Tecnologia da informaçao
  • tecnologia da informação
  • Tecnologia da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!