Tecnologia da informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto Terminais Copa-Olímpicos

Pólo Osasco
2010
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto Terminais Copa-Olímpicos

Curso: Gestão Tecnologia da Informação
Semestre: 1°

2010Resumo

Este projeto tem como objetivo prover, por meio de parcerias, a implantação de terminais de computador para o fornecimento de informações sobre o calendário das provas olímpicas e jogos da copa, nos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro e São Paulo durante os períodos destes eventos.
Este projeto pretende modificar o mínimo possível da infra-estrutura dos locais ondeserá implantado, além de direcionar a captação de energia para meios alternativos sem agredir o meio ambiente.
Um computador central proverá acesso aos terminais respeitando a particularidade de cada ponto específico e orientando o usuário em relação à locomoção e atividades em andamento naquele período. Além disto, os terminais fornecerão propostas de trajetos mais rápidos interligados com agrade de horário das provas e/ou jogos para um melhor acompanhamento dos mesmos.

Palavras chave: projeto – terminais – olímpicas – copa – turísticos – Rio de Janeiro – São Paulo – trajetos – grade – provas – jogos.

Sumário

Capa 1
Folha de Rosto 2
Resumo 3
Sumário 4
Introdução 5
Projeto 6
Conclusão 19
Bibliografia 20

Introdução

Mais uma vez a Copa do Mundo voltaao Brasil e pela primeira vez na história, nosso país será palco dos jogos olímpicos. Para que tudo corra bem, é preciso começar a planejar, executar e finalizar projetos que visam o bem estar dos usuários e turistas durante este período.
Este tipo de evento gera uma grande mobilização, desde hotéis, aviões, táxis e serviços para que as mudanças decorrentes sejam implantadas de forma fixapara melhorarem não só o período de provas.
No Brasil a situação não pode ser diferente. Em um primeiro momento haverá grandes investimentos e posteriormente a melhoria do panorama geral em todos os ramos e atividades das cidades que atenderão o público. É neste cenário que vamos relatar a implantação de terminais de auxílio ao usuário e ao turista durante todo o período das provas olímpicas.1. Projeto Terminais Olímpicos

1.1. Meios

1.1.1. Internet

No ano de 1988 foi iniciada a internet no Brasil, conectando a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP) a Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) em Chicago, por meio de Bitnet (Because is Time to Network). Dessa forma os dados circularam sem congestionamento e somente pararam nos computadores deenvio ou recebimento das informações.
Atualmente o Brasil tem em torno de 30 milhões de pontos de acesso a internet. A troca de informações se dá através dos pontos de presença. Em cada um desses pontos existe um usuário que recebe ou envia informações, o que agiliza o processo e torna a troca de dados rápida. Atualmente, existem 9 backbones operando neste sistema que atendem os eixosNorte, Sul, Leste, Oeste. Nos horários de pico a velocidade média varia entre 12mbps e 300kbps e entre o envio e recebimento de informações.

1.1.2. Copa

A copa é um evento futebolístico realizado a cada 4 anos é o segundo maior evento esportivo do mundo sendo mais uma vez o Brasil escolhido para a sua realização, no ano de 2014.
Após 38 anos de jejum, a América do Sul volta a sediaruma copa do mundo, uma vez que, a última neste continente aconteceu em 1978 na Argentina glorificando a própria como Campeã do mundo daquela edição.
A edição da copa de 2014 contará com a presença de 32 equipes participantes e aquecerá o comércio dos mais diversos ramos das cidades a receberem.

1.1.3. Olimpíadas Rio 2016

Originário da Grécia e apelidado como Olimpíadas, os...
tracking img