Tecnologia da informação e variedades

Páginas: 20 (4929 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Tecnologia

da

Informação

Nome : Wagner Luis da Silva
Microcamp

Índice

Servidores
Servidores de aplicação
Protocolo
Redes
Redes Cisco

Servidores
Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessamos serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de umsistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.
A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a idéia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidoresficariam responsáveis pela primeira função.
Existem diversos tipos de servidores. Os mais conhecidos são:
Servidor de Fax: Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela Internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da rede.
Servidor de arquivos: Servidor que armazena arquivos de diversos usuários.
Servidor web: Servidorresponsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.
Servidor de e-mail: Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.
Servidor de impressão: Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.
Servidor de banco de dados: Servidor que possui emanipula informações contidas em um banco de dados
Servidor DNS: Servidores responsáveis pela conversão de endereços de sites em endereços IP e vice-versa.
Servidor Proxy: Servidor que atua como um cachê, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.

Servidor de imagens: Tipo especial de servidor de banco dedados, especializado em armazenar imagens digitais.
Servidor FTP: Permite acesso de outros usuários a um disco rígido ou servidor. Esse tipo de servidor armazena arquivos para dar acesso a eles pela internet.
Servidor webmail: servidor para criar emails na web.
Servidor de Virtualização: permite a criação de máquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento dehardware, significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real.
Servidor de Aplicação
O objetivo do servidor de aplicações é disponibilizar uma plataforma que abstraia do desenvolvedor de software algumas das complexidades de um sistema computacional.
No desenvolvimento de aplicações comerciais, por exemplo, o foco dosdesenvolvedores deve ser a resolução de problemas relacionados ao negócio da empresa, e não de questões de infra estrutura da aplicação. O servidor de aplicações responde a algumas questões comuns à todas as aplicações, como segurança, garantia de disponibilidade, balanceamento de carga e tratamento de exceções.

Protocolo
Funcionamento
Os dados numa rede IP são enviados em blocos referidoscomo ficheiros (os termos são basicamente sinónimos no IP, sendo usados para os dados em diferentes locais nas camadas IP). Em particular, no IP nenhuma definição é necessária antes do nó tentar enviar ficheiros para um nó com o qual não comunicou previamente.
O IP oferece um serviço de datagramas não confiável (também chamado de melhor esforço); ou seja, o pacote vem quase sem garantias. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da Informação e Sistema da Informação
  • Tecnologia da informação
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO
  • Tecnologia da Informaçao
  • tecnologia da informação
  • Tecnologia da informação
  • Tecnologia da informaçao
  • tecnologia da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!