Tecnologia da informação nas organizações

Páginas: 83 (20672 palavras) Publicado: 21 de março de 2011
1 INTRODUÇÃO

No primeiro capítulo, abordaremos sobre o surgimento dos computadores nas organizações e a evolução da Tecnologia. Veremos a evolução da TI desde a década de 50 onde o foco era a eficiência operacional e grandes unidades corporativas até os dias atuais onde o foco está na eficácia da organização através de uma integração eletrônica e equipes de colaboração.
No momentoseguinte trataremos sobre Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, mais conhecido como ERP. Esses sistemas têm como função unir todas as áreas da empresa em um único sistema, dessa forma, torna-se mais fácil analisar o processo organizacional como um todo. Ao longo do trabalho abordaremos os benefícios e os malefícios que os ERP podem oferecer para as organizações.
Serão apresentadosalguns métodos de gestão de processos, que oferecem grandes influências para as organizações. Estes processos buscam aplicar novas técnicas e programas de melhorias, a fim de conquistar excelência empresarial e crescimento contínuo.
O trabalho abordará também três domínios corporativos: tecnologia, processo e pessoas, e explicará a importância destes três fatores dentro das organizações nocontexto do e-business, mostrando que as empresas são forçadas a mudar toda sua estrutura quando se trata de uma nova implementação que gire em torno da tecnologia, mas que trará benefícios significativos para a organização.
Discorreremos sobre a importância do planejamento estratégico para a empresa. Prova disso é que as organizações estão cada vez mais usando a tecnologia da informação paradar suporte aos seus planejamentos, produtos e serviços. Buscando desenvolver metodologias de inovação que antecipem oportunidades para a construção de um futuro promissor e a geração de um mercado mais profissional e preparado para as constantes mudanças que sempre ocorrerão no mundo dos negócios.
Por fim mostraremos como é o papel da secretária no contexto do uso da Tecnologia daInformação. O profissional de secretariado executivo é responsável por varias atividades, desde as mais rotineiras até as mais elaboradas. Diante disso é necessário que os secretários obtenham amplos conhecimentos na área da TI para o bom desempenho de suas funções e atividades cotidianas.
Espera-se que esse trabalho possa contribuir futuramente para estudos e para compreensão da grande influênciaque a tecnologia da informação exerce sobre as organizações.

1.1 MOTIVAÇÃO

O cenário competitivo que as empresas estão inseridas é marcado por grandes transformações, resultando, conseqüentemente, em incertezas e imprevisibilidade quanto ao futuro.
Essa incerteza leva os executivos a buscarem, cada vez mais, novas informações sobre o ambiente empresarial para melhorar a eficáciados processos organizacionais. Para a sobrevivência das empresas é essencial usar a tecnologia da informação como uma ferramenta estratégica para minimizar os riscos inerentes às tomadas de decisões.

1.2 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é abordar a importância da tecnologia da informação em um mercado competitivo, onde o avanço tecnológico é o fator crucial de sobrevivência, estetrabalho é focado em alguns processos que envolvem o profissional de secretariado executivo, de forma a mostrar a contribuição destes em uma era de competitividade.

2 A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

2.1 O SURGIMENTO DOS COMPUTADORES NAS ORGANIZAÇÕES

A construção de uma máquina capaz de executar operações e cálculos automaticamente é uma idéia quesurgiu a milhares de anos, conforme ilustrado pelos esforços de [1]Pascal,[2]Babbage e [3]Leibnitz entre outros (RODRIGUEZ, 2000).
Desde que o homem sentiu a necessidade de realizar, de forma rápida e confiável, um processamento de dados, deu-se o primeiro passo para o surgimento de um conjunto de dispositivos e invenções mecânicas para facilitar essa tarefa (RODRIGUES, 2007).
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia da informação nas organizações
  • Tecnologia da informação a serviço das grandes organizações
  • A tecnologia da informação nas organizações do novo milênio.
  • ´USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES
  • O papel da tecnologia da informação (ti) na estratégia das organizações
  • O papel da tecnologia da informação (ti) na estratégia das organizações
  • Comportamento e Estrategias De Organizações Sobre A Perspectiva da tecnologia da Informação
  • A importância da tecnologia da informação nas estratégias das organizações contemporâneas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!