Tecnologia cad cam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As ferramentas que a tecnologia nos proporciona atualmente fazem com que operações que antigamente seriam inviáveis ou quase impossíveis, se tornarem simples e de fácil acesso a todos.
O objetivo deste trabalho é demonstrar o conceito das ferramentas denominadas como CAD, CAM, CAE e como as mesmas são aplicáveis no ramo mecânico, já que alguns softwares foram criados especificamente paraatender a necessidade da área mecânica, que umas das áreas que mais utilizam essas maravilhosas criações tecnológicas.
Conheceremos a importância que cada ferramenta possui, e as diferenças entre elas, provando que cada uma delas são especificas para tal operação.
Abrangeremos também o conceito de engenharia reversa, dando demonstrações de como ocorre e a sua importância no ramo.2. CONCEITO

Atualmente, há uma infinidade de ferramentas tecnológicas usadas nas mais diferentes áreas e ramos, porém iremos abordar apenas três delas, denominadas como CAD (Desenho Auxiliado por Computador), CAM (Manufatura Auxiliado por Computador), CAE (Engenharia Auxiliada por Computador). Essas ferramentas são as mais utilizadas no ramo mecânico, ramo proposto para o desenvolvimentodo trabalho.
Tratando de engenharia reversa, essa tecnologia vem cada vez mais se aprimorando e aperfeiçoando no quesito precisão, e portabilidade, prova disso é a o fato de que hoje é possível fazer um scaneamento de superfícies complexas apenas com feixes de luz branca e um mini aparelho, trazendo enorme precisão e portabilidade.

3. CAD

Desenho auxiliado por computador, maisconhecido pela sigla CAD, é a ferramenta que sem dúvidas a mais utilizada no ramo mecânico, e também e alguns outros ramos, tais eles como engenharia civil, arquitetura, designer interiores, entre outros.
Há dois seguimentos desta ferramenta, o chamado 2D e 3D, sendo que os softwares que utilizam modelamento em 3 dimensões, são capazes de exportar os modelos e planificá-los e 2 dimensões.Existe uma infinidade de softwares que oferecem a ferramenta CAD, porém apenas alguns deles são os mais recomendados e utilizados na indústria.
Veremos a seguir o conceito e algumas funcionalidades dos softwares mais popular entre projetistas, arquitetos, designer e profissionais que utilizam o CAD como ferramenta de trabalho.
[pic]

(Figura) 1 - Modelamento proviniente de umsoftware de CAD.

3.1. AUTOCAD

Este é o software que todos profissionais que utilizam CAD, certamente já conheceram ou trabalharam com ele, pois é um dos primeiros software deste segmento, trazendo várias atualizações e versões, dando opção ao usuário trabalhar tanto em duas dimensões, que foi onde o software se consagrou, quanto em 3 dimensões, o que é pouco utilizados, pois estáclassificado com software low range, que quer dizer, software com baixa capacidade de modelamento geométrico, mas vale ressaltar e frisar sua importância na utilização em 2D.

[pic]

(Figura) 2 - Logo Marca do AutoCad

3.2. SOLIDWORKS

Este Software é muito popular entre engenheiros, pois oferece ferramentas que poucos dispõem, além de oferecer ao usuário, uma interface agradável. OSolidWorks traz ferramentas simples e objetivas para modelamento 3D, isto prova o grande números de usuários que começam a utilizá-lo quando migram do 2D para o 3D.
SolidWorks tem as chamadas ferramentas integradas de análise que permitem testar vários cenários hipotéticos e otimizar projetos no próprio software. essas ferramentas permitem validar seus projetos em condições do mundo real para quevocê possa melhorar a qualidade do produto e reduzir custos.
Também possui a opção detalhamento, exportando o modelamento e planificando-o, dando a opção de criar vista e cortes.

[pic]
(Figura) 3 – Logo Marca do SolidWorks

3.3. POWERSHAPE
Software da família Delcam, muito conhecidos entre projetista e programadores. Com o PowerSHAPE, os usuários podem criar modelos...
tracking img