Tecnologia assistiva - box adaptado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Campus I - Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Produção
Disciplina: Planejamento e Projeto do Produto
Período: 10.2

Projeto Final

Equipe:
Everson Lucena 10721174
João Felipe Vital 10721280
Luiz Felipe Mendonça 10811464
Philippe Conrado 10921163

Professor:
Marcel Góis

João Pessoa
Dezembro / 2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃOUm tipo de deficiência física é a falta do membro superior ou parte dele, isto deve-se ao fato de amputações por causa de acidentes ou doenças. Pessoas que sofreram tais amputações acabam tornando-se dependentes da ajuda de outros devido à ausência dos membros.
Para auxiliar no cotidiano dessas pessoas alguns produtos são desenvolvidos para que elas se tornem mais independentes. Visto que onúmero de produtos disponibilizados para este auxílio é insuficiente, foi desenvolvido um projeto para um novo tipo de produto que visa atender às necessidades desse público, levando em consideração conforto, praticidade e auto-estima.
Neste trabalho é exposto, de forma detalhada, todos os aspectos físicos e conceituais refentes a este novo produto. Foram utilizados vários recursos comodesenhos desenvolvidos por softwares, pesquisas tecnológicas e de mercado e visita à instituição.
PRÉ DESENVOLVIMENTO

Na macrofase inicial, chamada de Pré-desenvolvimento, é feita a melhor decisão a respeito do portfólio de produtos e projetos de acordo com a estratégia e as restrições encontradas no mercado.
Também é necessário que seja definido o objetivo final do projeto partindo de uma visãoclara sobre as metas do mesmo a fim de evitar um desvio de rota. Desta forma esta fase é a ponte entre os objetivos da empresa e os projetos de desenvolvimento.

Planejamento Estratégico do Produto

O produto proposto neste trabalho tem como estratégia auxiliar os portadores de deficiência física, cujo o membro superior foi parcialmente ou totalmente removido. Considerando que estes não conseguemdesenvolver sozinhos atividades básicas de higiene pessoal. Os dados do IBGE indicam que:

De acordo com o IBGE vemos que existem várias pessoas no Brasil que sofrem da falta de um membro ou parte dele. Foi pensando nisso que o grupo optou por desenvolver um produto de tecnologia assistiva para este público.

Pesquisa de Mercado

Levando em consideração a tabela fornecida pelo IBGE acima,foi feita uma pesquisa para identificar quais seriam os produtos de maior necessidade para esta fatia da sociedade. Foi feita também uma visita ao Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH), um instituto de apoio voltado para ajudar os deficientes, para verificar as reais necessidades dos usuários de produtos de tecnologia assistiva e suas principais dificuldades.

Pesquisa TecnológicaUtilizando de sites especializados em tecnologia assistiva e o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), informações foram adquiridas sobre estes produtos e servirão para futuras decisões sobre o portfólio. Os produtos que foram escolhidos para o portfólio possuem tecnologias já existentes no mercado, tornando viável a produção dos mesmos, apenas com algumas adaptações.

DefinirPortfólio

Para definição do portfólio são usadas de várias técnicas, dentre elas: modelo baseado em notas, gráfico bolha e valor econômico esperado. Como a equipe não tem conhecimento sobre dados econômicos do produto a utilização do método do valor econômico esperado se torna inviável. Dentre o modelo baseado em notas e o gráfico bolha, o escolhido foi o método baseado em notas, pois este setorna o mais confiável devido as suas características técnicas.

Portfólio

Cadeira de rodas aptada para tetraplégicos
Esta cadeira auxilia no estímulo dos membros deficientes dos tetraplégicos visando a recuperação dos mesmos por meio de movimentação repetitiva.

Box adaptado para amputados do membro superior
O box adaptado para amputados permite que o usuário faça sua higiene pessoal sem...
tracking img