Tecnologia aplicada a logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGISTICA



















São Paulo
2011

UNIFMU – CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS















TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGISTICA




























São Paulo
2011
RESUMO EXECUTIVO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA A LOGÍSTICAConforme comentamos anteriormente, nosso trabalho tem como principal visa mostrar quais são os principais benefícios acarretados pela TI, pois, em um mercado competitivo e dinâmico, as exigências por soluções efetivas e mudanças inovadoras no setor logístico é cada vez maior. Grandes investimentos tornam-se justificáveis, quando o assunto em pauta evidencia a necessidade da atualização de umaempresa perante os desafios da logística, que cada vez mais evoluída, principalmente no quesito tecnologia da informação (TI), a logística utiliza sistemas de gestão desenvolvidos com a finalidade de integrar e controlar a cadeia de abastecimento, sempre com foco na melhoria atendimento ao cliente!!

Diante deste quadro, a Tecnologia de Informação (TI) ganha um importante papel, senãofundamental no setor logístico, em que dispõe-se de modernas ferramentas especializadas pelos desenvolvedores locais e internacionais.
Com o objetivo de ser um instrumento facilitador no processo da tomada de decisões, a TI possibilita a integração e a troca de informações entre as atividades em que compõem a cadeia de valor de uma empresa, ou seja, as chamadas atividades primárias – que tratam desdea entrada de pedidos até sua entrega ao cliente - e as atividades secundárias – que provêem a infra-estrutura e a tecnologia para viabilizar o atendimento ao cliente!!

Na prática, a tecnologia da informação aliada aos processos logísticos nos disponibilizará um oceano de dados, dos quais podemos extrair diversas informações e onde a partir dos dados fornecidos sintetizamos algumconhecimento, que enfim proverá subsídios críticos para a tomada de decisões dentro da empresa. Contudo, a progressão nesta cadeia de informações não é fácil quanto parece, exigindo um enquadramento da realidade, identificação de padrões e modelagem das regras.

Em seguida, é necessário desenvolver aplicações genéricas que precisam ser parametrizadas, e até mesmo customizadas conforme asparticularidades de cada processo e organização. A próxima etapa em nossa radiografia da cadeia de informações é identificar os principais fornecedores das tecnologias fundamentais de acordo com as necessidades de cada empresa.

Classificamos as soluções de TI, definidas como “sopa de letras” freqüentemente mencionadas no mundo corporativo, em cinco categorias distintas, o Planejamento, Execução,Comunicação e Integração, Controle e Concepção e Implementação de Mudanças.

Com a meta de integrar e automatizar os componentes da cadeia de valor, as soluções de TI referidas acima, incluem os produtos identificados como: CRM, sistema especializado no atendimento personalizado do cliente (Planejamento); WMS, sistema que agrega inteligência aos processos inerentes aos almoxarifados (Execução),EIS, sistema de acompanhamento do negócio, por meio do monitoramento de seus principais sinais vitais (Controle); entre outros.

A repercussão dos efeitos causados com aplicação de uma TI é imensa. Como exemplo, podemos citar, no setor financeiro, a redução de custos à automação dos processos, a diminuição de riscos com o processo de simulação, no setor mercadológico, a qualificação declientes, a agilidade e velocidade de respostas, a abertura em novos mercados; quanto aos processos internos haverá uma melhoria na comunicação, consistência das informações, incremento de segurança.
A tecnologia da Informação (TI) vem conquistando seu espaço ao longo dos anos como ferramenta de apoio nas atividades logísticas, a fim de otimizar os processos e os controles dentro da empresa....
tracking img