Tecnologia agroindustrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia AgroindustrialProfa. Dra. Delia Rita Tapia Blácido AGROINDÚSTRIA

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matériasprimas, a agroindústria é umsegmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade.

a) Agricultura

Em estudos macroeconômicos e especificamente em livros, artigos e relatórios decontabilidade nacional, o termo "agricultura" é geralmente usado para designar um dos grandes setores da economia. Nesse sentido, ela inclui todas as atividades que não fazem parte da indústria e dos serviços. Mas, aqui, a agricultura é considera no seu estrito sentido e se refere às atividades científicas, tecnológicos e comerciais de cultivos vegetais (fruticultura, horticultura, floricultura,entre outros).

b) Pecuária

A pecuária abrange o conjunto de atividades científicas, tecnológicos e comerciais de criação animal.

c) Aqüicultura

A aqüicultura envolve as atividades de criação e multiplicação de vegetais e animais aquáticos.. d) Silvicultura

A silvicultura é a parte da agronomia que trata do reflorestamento e da cultura das matas. Um termo bastante associado àsilvicultura é a "arboricultura" que se refere ao plantio das árvores.

A agroindústria no Brasil

A agroindústria é um dos segmentos mais importantes da economia brasileira. Até o século 20, nossa dinâmica econômica era dada essencialmente pela sucessão de ciclos de exploração de produtos primários, no que já se incluía certo nível de processamento, como no caso do açúcar. No início daindustrialização, o setor alimentício e o têxtil respondiam por quase dois terços do produto fabril, proporção que foi caindo à medida que se implantavam novos setores. O modelo de industrialização pela substituição de importações, consagrado no Plano de Metas, levou a priorizar outros setores industriais, especialmente os intensivos em tecnologia e capital. Pode-se mesmo dizer que a agricultura ganhouconotação de atraso (econômico e político) e que a indústria alimentícia era considerada tradicional.

O Brasil, desde os primórdios de seu desenvolvimento, sempre teve uma ligação importante com a atividade agrícola e esta com o mercado internacional. Das monoculturas do período colonial à exploração da cafeicultura, no final do século XIX e começo do século X, a dinâmica da atividadeTecnologia AgroindustrialProfa. Dra. Delia Rita Tapia Blácido agrícola brasileira era, em grande parte, decorrente de sua inserção no mercado mundial.

No ciclo do café, as atividades secundárias e terciárias nascentes eram derivadas da atividade principal que era a produção do café. As empresas comerciais e a incipiente indústria serviam ao complexo. Esta dinâmica se alterou com a industrializaçãoquando o setor secundário passou a ser o carro-chefe da economia nacional. A partir dos anos 50, a industrialização internalizou a dinâmica da atividade produtiva nacional. O setor industrial brasileiro nasceu de um esforço concentrado do Estado e do capital privado nacional e internacional. A orientação deste processo foi essencialmente voltada para o mercado interno, protegido da concorrênciaexterna por políticas comerciais e tarifárias e subsidiado por políticas públicas voltadas para o fornecimento, via estatais, de serviços baratos. Sem entrar na descrição histórica do passado recente, podemos fazer aqui a primeira diferenciação analítica: a agroindústria, tanto em sua componente agrícola como, posteriormente, no elo industrial da cadeia, tem uma trajetória longa e crescente de...
tracking img