Tecnoclogia x Gastos

388 palavras 2 páginas
Vou falar sobre um dispositivo tecnológico que é muito usado nas empresas que possuem uma gestão de estoque complexa e que exigem uma acuracidade eficaz para evitar contratempos na linha de produção.
Na empresa onde trabalho, todo o processo de contagem de estoque era realizado através de uma parada anual de aproximadamente uma semana, não sendo possível neste período qualquer movimentação sistêmica ou física de materiais. Devido a este problema não havia faturamento e 90% das vezes ocorria de afetar os prazos de entregas dos produtos, pois como trabalhamos com a metodologia de MRP2, quando um ajuste ocorria afetava as indicações de compra e produção do ERP.
Além de esta contagem exigir uma parada geral, o processo era realizado todo por documentos impressos, ou seja, o famoso “papel de pão”, que muitas vezes sofria diversos problemas como sujeira, rasgos, umidade, etc, o que fazia o documento muitas vezes estar ilegível e havendo retrabalho na contagem.
Visando evitar que houvesse uma necessidade de parada anual, a gestão global de estoques da empresa criou o que chamamos de “contagem cíclica”, onde pegamos todo nosso estoque e contamos durante o ano, dando ênfase para itens de curva A (mais usados, mais caros e com leadtime maior). Não tínhamos o processo de parada, mas ainda tínhamos o processo no papel, o causava um delay entre o contado e o ajustado, além disso, o material poderia estar em lugares diferentes no chão de fabrica, o que causava maiores problemas.
Então, internamente, junto com a equipe de desenvolvimento criamos um sistema de contagem on-line usando os dispositivos PDA da empresa Intermec. Estes dispositivos além de serem um “mini computador”, possuíam conexão wi-fi e eram muito robustos para o tipo de usuário que tínhamos. Um dos testes que fizemos era jogar o equipamento de uma altura de 2 metros para testar que nada ocorreria com ele, pois este tipo de queda era bastante comum.
Com esta implementação, resolvemos o problema de delay

Relacionados

  • Batolomeu
    6602 palavras | 27 páginas
  • Qualidade
    17697 palavras | 71 páginas
  • A adoção da telefonia ip no mercado corporativo brasileiro
    19857 palavras | 80 páginas
  • Vegetação Brasil
    37973 palavras | 152 páginas