TECNLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

742 palavras 3 páginas
Avaliação 1: LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Perguntas:

1. As TIC permitem a veiculação de diferentes linguagens (materiais semióticos) no mesmo suporte. Analisem três consequências para o trabalho em sala de aula.

2. Pensando as múltiplas linguagens na produção dos sentidos, comentem as articulações por convergência, por divergência e por contiguidade, tomando textos em circulação como exemplos.

3. Ao “traduzir” as demais, a linguagem verbal não deixa de ser central. Discutam a afirmação, apresentando pelo menos dois argumentos.

4. De que modo(s) a formação de professores (considerar as Diretrizes) tem lidado com as questões relacionadas à paráfrase e à polissemia? Discutam pelo menos duas possibilidades.

Respostas:

1. As TIC influenciam os movimentos sociais através da reconfiguração de hábitos e culturas. Elas proporcionam novas construções de sentidos para a sociedade e para a mídia. Atualmente são muito utilizadas em salas de aula, para ajudar o aluno a compreender melhor o conteúdo, são positivas, pois ajudam ao aluno possuir um jeito crítico de analisar, rompendo com o modelo tradicional que não considera o diálogo parte do processo de apropriação educacional da leitura. Porém, quando alguns desses recursos entram em determinadas escolas, como textos contemporâneos, os modos de leitura permanecem atados ao sentindo polissêmico. Ainda existem escolas que sentem um desconforto ou até insegurança ao utilizar as TIC. Muitas ainda utilizam livros paradidáticos para ensinar a ler, ignorando as revistas, jornais, televisão e até mesmo os textos digitais, que ajudariam na produção de sentidos através da articulação das linguagens. Para o professor se sentir a vontade com as TIC e planejar atividades sobre, ele deve conhecer cada aluno como sujeito, responsável, com interesses, autonomia e fazer um papel de mediador entre o aluno e as tecnologias da informação, o que não pode ser entendido como controlador dos sentidos. Com a ajuda do professor o aluno poderá

Relacionados