Tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Automação Industrial

O termo “Automação” criou-se para designar um conjunto de estudos, métodos e princípios destinados a substituir a atuação do homem em certas atividades. O emprego das máquinas automatizadas na fabricação de produtos diminuiu os casos de fadigas comuns nas atividades repetitivas e nas longas jornadas de trabalho e criou padrões de fabricaçãoaumentando a qualidade do produto final e reduzindo custos. A automação tomou o lugar do homem em diversas atividades que exigiam concentração e raciocínio, por exemplo, as funções de controle e correção de erros durante o processo de fabricação.
A automação recebeu maior atenção em meados do século XVIII quando algumas pequenas invenções começaram a chamar a atenção pela economia epraticidade como, por exemplo, o moinho de trigo automático de Oliver Evans (1784, Filadélfia, EUA) ou alguns anos mais tarde em 1801, o francês Joseph Marie Jacquard criou um tear controlado por uma espécie de sistema de cartões perfurados. Esse sistema se tornou tão popular que a palavra “Jacquard” passou a designar na França, determinados padrões que podia ser tecidos ou tricotados com essa nova máquina,muito tempo depois na época da Segunda Guerra o sistema de cartões perfurados foi usado para fornecer informações aos grandes computadores dando um grande passo na programação de computadores. (SCRIBD, 2012)
A indústria automotiva foi a primeira cronologicamente a se adaptar aos processos automáticos de produção e uma parte importante desse processo é a chamada máquina “Transfert”,constituída de um conjunto de "estações", unidas por uma cadeia transportadora, nas quais se desenvolvem as diferentes operações necessárias à elaboração completa de determinada parte, substituindo desta forma o conjunto de máquinas que serviriam para esse fim. Com o início das linhas de montagem idealizadas por Henry Ford a automação industrial foi alavancada e, desde então, não para de evoluir.Evolução:
Apenas em 1946 foi instituído nos EUA o conceito de automação. Atualmente automação significa substituir o trabalho humano por outro que utilize computação com o intuito de trazer maior agilidade e qualidade nos processos produtivos além de manter maior controle, planejamento da produção e segurança dos funcionários.
Em 1947 foi criado o “Transistor” um componente capaz decontrolar a passagem de corrente elétrica em certos sistemas. O transistor é a base para qualquer processador moderno, através dele e da eletrônica se desenvolveram os primeiros computadores industriais. Até o fim de 1960 a produção automobilística funcionava a todo vapor e com muita qualidade, porém sem muitas opções para os consumidores uma vez que não existia flexibilidade na produção. O pedido deum carro com itens não fabricados de série ou uma cor diferente podia demorar até meses para ser entregue, a General Motors percebendo essa necessidade do mercado contratou então os serviços da empresa Allen-Bradley para confeccionar um produto que permitisse maior versatilidade a sua produção. A empresa que produzia dispositivos eletrônicos desenvolveu em 1968 um equipamento chamado ControladorLógico Programável (CLP) o que permitiu fazer rápidas modificações no processo produtivo substituindo os antigos relés. No caso dos relés quando se desejava fazer alguma alteração no sistema de produção significava ter que modificar a montagem dos equipamentos e muitas vezes a substituição de Hardwares. Os CLP's facilitaram e muito essas mudanças, pois com eles bastava mudar a programação evitandomuitos transtornos. A CLP foi introduzida na planta da GM em 1969, mas só chegou ao Brasil em meados da década de 80. Os CLP's são dispositivos digitais que através de uma memória programável permite controlar o processo fabril. A implantação do CLP nas indústrias trouxe o encargo de novas funções e hoje é capaz de executar manipulação de dados, temporização, sequenciamento energização /...
tracking img