Tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNÇÃO REFERENCIAL: Ocorre quando a intenção principal do texto é informar o leitor/ouvinte sobre um fato. A linguagem é clara, direta e precisa, procurando traduzir a realidade comobjetividade. Um exemplo deste discurso são as notícias jornalísticas, as informações técnicas e científicas.

FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA: Trata-se de um tipo de discurso onde oemissor procura influenciar, seduzir, convencer ou persuadir o receptor provocando nele uma reação. É caracterizada pelos recursos apelativos como: o uso do vocativo, do imperativoe da interrogação. Exemplos deste tipo de discurso são a propaganda política e a publicidade.

FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA: É aquela centrada no emissor, revelando sua opinião,sua emoção. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas. Neste tipo de discurso o que predomina é a atitude do emissor, seus sentimentos e emoções perante o referente,produzindo uma apreciação subjetiva. Ocorre quando o fator mais importante é o próprio eu.

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: Ocorre quando a intenção principal do texto é esclarecer oleitor/ouvinte sobre o código do próprio texto utilizado. Usa a linguagem para falar dela mesma. É a palavra comentando a palavra, o cinema comentando o cinema, a pintura expressando apintura. Estas funções raramente surgem isoladas, em geral aparecem combinadas.

FUNÇÃO FÁTICA: Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação ou testar o canal.Entendeu? A pengunta “entendeu?” é um bom exemplo de função fática.

FUNÇÃO POÉTICA: É a linguagem presente nas obras literárias de poesia, entre outras. As palavras e suascombinações são valorizadas. Embora seja mais comum em poesia, essa função pode aparecer em qualquer tipo de mensagem linguística, como letras de músicas, textos de propaganda, entre outros.
tracking img