Tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura de Produtos

Desde o princípio da industrialização, o homem descobriu a necessidade da administração de materiais. Sua importância foi logo percebida quando linhas de montagem deixavam de produzir por falta de alguma matéria-prima ou componente. Nestes momentos, a importância de um simples parafuso passa a ser a mesma de qualquer componente complexo e caro. A falta de qualquer itempode interromper a produção causando consideráveis prejuízos ou exigir que seja feito trabalho adicional fora da linha, para se incluir, posteriormente, os itens faltantes. Produtos que não podem ser vendidos por não estarem completos, chamados na indústria de criple (aleijados), têm que ser mantidos em estoque até que a situação seja corrigida. Isto gera custos de estocagem e de retrabalho quepodem ser bastante expressivos, se comparados ao custo das peças faltantes, motivo pelo qual o planejamento de materiais deve ser feito de forma criteriosa. É sempre muito lembrado o caso de uma montadora de automóveis brasileira que, em determinada situação, ficou com centenas de carros semi-acabados no pátio, por falta de um simples espelho retrovisor.

O MRP (material requirements planning) é umprograma de computador que foi desenvolvido para auxiliar na determinação das necessidades de materiais nas organizações. Com o vertiginoso aumento da capacidade de processamento dos atuais computadores, hoje em dia, o MRP normalmente faz parte de um programa ainda maior, chamado de ERP (enterprise resource planning), que controla todas as funções da organização. O MRP necessita de uma estruturade produtos, que detalha os componentes e as quantidades necessárias para formar um produto. Isto é chamado de estrutura do produto, conhecida no meio industrial por bill of materials (BOM). Esta estrutura mostra que alguns itens formam sub-montagens, que, por sua vez, formam outras sub-montagens maiores, de acordo com o nível em que se encontram na estrutura da estrutura.

A FÁBRICA DE BOLOS DEJOÃO

O desenvolvimento do sistema MRP ocorreu em função de uma necessidade natural que talvez possa ser explicada mais claramente por meio do seguinte exemplo ilustrativo:
João era funcionário de um banco e, certa feita, viu-se inesperadamente desempregado. Alguns dias depois, foi convidado a participar de uma festa na casa de um amigo e, como era um excelente confeiteiro, resolveu levar umbolo preparado usando uma antiga receita de família. Sem dúvida, o bolo era de excelente qualidade e sabor, impressionando a todos que o experimentavam.
Nesta festa estava presente o dono de uma bem sucedida confeitaria, que, ao experimentar o bolo, conversou com João propondo-lhe uma encomenda de cem bolos para entrega em dez dias. O aceite de João foi imediato, motivado pela perspectiva, aindaque insipiente, de ter seu próprio negócio. Além disto, sua mulher já havia perguntado se ele poderia fazer 10 bolos, pois uma de suas amigas pretendia dar uma festa e tinha demonstrado um interesse preliminar.
Em face da nova situação, João descobriu rapidamente as diferenças entre a produção de um bolo e de uma centena deles, na verdade, cento e dez, para ser mais preciso. Aqui cabe introduzirdois conceitos: João tinha 100 bolos “pedidos em carteira” e uma “previsão de vendas” de outros 10 bolos.

Pedidos em carteira e previsão de vendas: Pedidos em carteira são pedidos para os quais já existe uma confirmação do cliente. Na linguagem empresarial são conhecidos como “pedidos firmes”. Previsão de vendas trata da expectativa de possíveis pedidos de vendas, que ainda não estão confirmados.Em primeiro lugar, deve-se considerar o processo de aquisição das matérias-primas e componentes. É natural imaginar que João vá adquirir os ingredientes, com base na receita do bolo. A lógica é simples, basta multiplicar a receita para a fabricação de um bolo por 110 e têm-se os ingredientes necessários para a produção encomendada e prevista. Assim, supondo receita abaixo:

BOLO DE FESTA...
tracking img