Tecnico em enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Medicamento: qualquer substancia que possa ser ingerida, injetada, inalada ou usada sobre a superfície do corpo, capaz de prevenir, atenua, diagnosticar ou cura doenças. 
Principioativo: é a substancia responsável pela ação terapêutica do medicamento. 
Produto farmacêutico: é aquele que contem um ou mais princípios ativos convenientemente industrializados.Forma farmacêutica: é o modo pelo qual o produto farmacêutico é apresentado. 
Anúncios Google

Formula Farmacêutica: é a descrição do produto farmacêutico, ou seja, a discriminaçãode quais componentes compõem e em quais quantidades. 
Dosagem: é a quantidade de principio ativo existente na composição de cada medicamento. 
Dose: é a quantidadede medicamento aser administrado por determinada via necessário ao tratamento. 
Veiculo/excipiente: é uma ou mais substâncias sem ação terapêutica, que são acrescentadas ao principio ativo para darforma e volume sem alterar ação do principio ativo. 
Medicamento de referência: aquele que obteve o primeiro registro para comercialização, com base em documentação de eficácia,segurança e qualidade, reconhecida pelas autoridades sanitária nacional. 
Medicamentos genéricos: é um medicamento com o mesmo principio ativo, a mesma forma farmacêutica, dosagem, viade administração e possui a mesma indicação terapêutica, que o medicamento de referencia avaliado pela ANVISA. 
Medicamentos similares: é um medicamento que possui o mesmo principioativo, a mesma forma farmacêutica, dosagem, via de administração e mesma indicação terapêutica que o medicamento de referência, porém não passa no teste de bioequivalência ebiodisponibilidade.

Próximo post falaremos das formas farmacêuticas, veremos que a forma dos medicamentos esta relacionada com diferentes necessidades de cada paciente.Ate à próxima...
tracking img