Tecnico em eletrotecnica

Páginas: 4 (992 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2012
Ligação dos motores monofásicos
Os motores monofásicos de fase auxiliar podem ser construídos com dois, quatro, ou seis terminais de saída. Os motores de dois terminais funcionam em uma tensão (110V ou 220 V) e em um sentido de rotação.
Os de quatro terminais são construídos para uma tensão (110 V ou 220 V), e em dois sentidos de rotação, os quais são determinados conforme a ligação efetuadaentre o enrolamento principal e o auxiliar.
De um modo geral, os terminais do enrolamento principal são designados pelos números 1 e 2 e os do auxiliar por 3 e 4.
Para inverter o sentido de rotação,é necessário inverter o sentido da corrente do enrolamento auxiliar, isto é, trocar o 3 pelo 4.
Os motres de seis terminais são construídos para duas tensões (110 V e 220 V) e para dois sentidos derotação.
Para inversão do sentido de rotação, inverte-se o sentido da corrente no enrolamento auxiliar. O enrolamento principal é designado pelos números 1, 2, 3 e 4 e o auxiliar por 5 e 6. Para ainversão do sentido de rotação, troca-se o terminal 5 pelo 6.
As bobinas do enrolamento principal são ligadas em paralelo quando a tensão é 110 V e em série, quando a tensão é de 220 V.
OBS: O motor defase auxiliar admite reversibilidade quando se retiram os terminais do enrolamento auxiliar para fora com cabos de ligação. Admite também chaves de reversão, mas neste caso, a reversão só é possívelcom o motor parado. As potências de motores elétricos são dados em HP ou CV, onde: HP - Horse a Power - 746 w. CV - Cavalo a Vapor - 736 W .
Os motores de fase auxiliar atualmente são fabricados parapotência de 1/6 á 2 CV.
Motores Trifásicos Assíncronos
Motores trifásicos são motores próprios para serem ligados aos sistemas elétricos de três fases e são os motores de emprego mais amplo naindústria. Oferecem melhores condições de operação do que os motores monofásicos porque não necessitam de auxílio na partida, dão rendimento mais elevado e são encontrados em potências maiores.
No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnico Eletrotécnica
  • Técnico em eletrotécnica
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em eletrotécnica
  • Tecnico em eletrotecnica
  • Técnico em Eletrotecnica
  • Tecnico em eletrotecnica
  • Técnico em Eletrotécnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!