Tecnico em analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O técnico de análises clínicas é um profissional com formação pelo ensino técnico em análises clínicas. Não existindo uma nomenclatura unificada para denominação deste profissional, este podendo ser chamado de técnico em patologia clínica, técnico em citologia, técnico em análises laboratoriais e outros.
Este profissional auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório -automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas, entre outras funções.
Durante o estágio podemos notar todas essas funçõesde forma clara, pois o mesmo é etapa na qual onde se pode comprovar na prática, tudo o que se vê em teoria. Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, o estágio é obrigatório a todos os alunos dos cursos acima do nível médio, sendo assim, foi essencial no aprendizado dos alunos do curso técnico em Análises Clínicas de Tabatinga.
Contudo, o estágio se justifica por ser essencial para oprofissional, assim como também pelo fato de fazer com que o estagiário contextualize as práticas com as teorias do curso. Enfim, o estágio justifica-se por dar base e experiências para os futuros profissionais de análises.
Para tanto, durante o estágio nosso objetivo foi ver como é feita a lavagem, secagem e esterilização dos materiais laboratoriais. Pois está prática é de suma importância naanálise de um exame laboratorial.

DESENVOLVIMENTO
A prática ocorreu no dia 26 de fevereiro de 2013, com a primeira parte do estágio do curso Técnico em Análises Clínicas, com duração de cinco dias, sobre a supervisão do professor Sérgio Almeida Gabriel(farmacêutico) nas Instalações do Laboratório do Hospital de Guarnição de Tabatinga situado na Avenidada Amizade, centro.
A primeira parte doestágio consistiu na aprendizagem das técnicas de lavagem, secagem e esterilização dos materiais utilizados nos exames laboratoriais. Cada tipo de material teve os cuidados necessários, para que quando fossem novamente reutilizados não interferisse nos resultados dos exames que poderiam ser analisado.
Foi observado ao decorrer do estágio que existe uma série de procedimentos que seguem uma rotina detrabalho, que se inicia após o paciente adentrar no hospital e se dirigir a recepção do laboratório, onde será feito o registro do paciente e lhe será passadoinformações sobre quais as condições que o paciente deve se apresentar para a coleta, se deve fazer jejum, o que ele não deve ou pode fazer dependendo do tipo de exame e coleta.
Após o registro é aguardado o material coletado pelo própriopaciente que é o caso das amostras de urina e fezes, essassão entregues na recepção e são encaminhados paraserem realizados os exames de urinálise e parasitologia. A urina será colocada em um tubo de ensaio onde será levado para centrifugar, que será centrifugada por certo tempo, após a centrifugação retira- se o tubo da centrifuga e o despreza na pia, para que se seja utilizado apenas o sobrenadanteque é o que restou no fundo do tubo para a preparação da lâmina.
Já as fezes são colocadas em umrecipiente par serem diluídas, depois de diluídas são colocadas para serem filtradas para a preparação da lâmina.
Nos exames de bioquímica e imunologia o paciente é levado para a sala de coleta onde será coletado seu sangue. O profissional que realizou a coleta estava fazendo uso do (EPI) equipamentode proteção individual. Primeiramente faz-se a identificação do tudo com as iniciais do nome edo número do cadastro do paciente, logo após há a escolha da veia por observação e pelo tato e o garroteamento para a pulsação e a coleta do sangue.A amostra de sangue é levada para o laboratório onde será centrifugado para obtenção do soro e do plasma para o exame de bioquímica e imunologia, já na...
tracking img