Tecnicas publicitarias - o cartaz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1

1. Introdução

Em uma cultura como a do século XX, eminentemente visual e dominada pelo consumismo, o cartaz adquiriu singular importância artística e publicitária.
Cartaz é uma composição gráfica, na qual imagens e texto se combinam para transmitir uma mensagem destinada ao grande público. Sua afixação em lugares públicos e a reprodução em série permitem que a mensagem tenhaampla repercussão. É qualquer mensagem publicitária gráfica impressa em papel ou pintada diretamente sobre madeira, metal ou outro material.
Os primeiros cartazes que apareceram no século XIX foram copiados dos anúncios que já existiam e que eram publicados em gazetas, pasquins, revistas e almanaques. Esses cartazes tiveram caminho próprio e inovador e fizeram sucesso por um motivo: atingiramos objetivos de serem vistos por multidões.
Os empresários gráficos daqueles tempos, ao reunirem diferentes tipos de profissionais para a confecção contínua de cartazes, deram início à carreira do profissional publicitário: os letrados se preocuparam em como dizer; pintores xilografaram produtos, marcas e cenas; gráficos imprimiam e serventes colavam os cartazes em pontos estratégicos comotapumes, postes e muros.

2. Características, Tipos e Técnicas

As funções específicas de um cartaz podem ser muito diferentes: promoção de um produto, divulgação de um acontecimento ou propaganda de caráter político e ideológico. De qualquer forma, seja qual for sua função, todo cartaz deve comunicar sua mensagem de forma atrativa. Para isso recorre-se ao uso de cores, de imagens sugestivas e detemas atraentes e agressivos. Busca-se por todos os meios atrair o espectador.
Os cartazes podem ser classificados em vários tipos: o ilustrativo, no qual o tema ou objeto anunciado é apresentado de forma atrativa; o realista, que proporciona informação objetiva e verdadeira, por meio da reprodução direta do objeto; o construtivista, no qual os elementos gráficos se ordenam de acordo com suaimportância; o experimental, que surpreende o espectador pela novidade de suas técnicas ou pela apresentação insólita do tema ou objeto que se pretende promover.
No sentido moderno do termo, o cartaz, que só apareceu a partir do século XIX, teve seus precursores na Europa com a invenção da imprensa, no século XV. Nessas primeiras fases, a imagem era reproduzida por xilogravura, ou gravura emmadeira. Avanços significativos foram a invenção da litografia, em 1796, e, sobretudo o aperfeiçoamento da cromolitografia, em 1827. Essas invenções permitiram a reprodução fácil e barata de imagens coloridas. Para se executar a litografia, o artista esculpia um desenho em que a figura e letras eram recortadas de modo inverso ao natural em uma madeira lisa, onde, com um rolo, passava-se tinta oleosa.Como a tinta só alcançava as partes em relevo, colocava-se o papel por cima e fazia-se pressão para que a tinta fixasse a composição escolhida no papel. Mais tarde, com o desenvolvimento dos recursos fotomecânicos, aprimoraram-se modernos sistemas de reprodução, que ofereceram novas possibilidades artísticas.
O desenho ou litografia realizados diretamente pelo artista foram a base do cartaz atéque, a partir de 1925, a generalização do uso da fotografia relegou a segundo plano os cartazistas propriamente ditos, cujo lugar foi ocupado por desenhistas gráficos. A utilização de fotomontagens e fotografias, em detrimento de outras formas artísticas, e a eficiência de outros meios de comunicação, como o rádio e a televisão, obrigaram a repensar a função do cartaz, que recuperou seu caráter decriação fundamentalmente artística; sua finalidade passou a ser, acima de tudo, a propaganda ideológica e cultural.

3. Evolução Histórica

A origem do cartaz, tal como ele é hoje conhecido, remonta a fins do século XIX. Nessa época a Revolução Industrial havia criado a necessidade de ampliar mercados, a arte enveredava por novos caminhos, graças ao desenvolvimento dos meios de reprodução...
tracking img